BrasilPrincipais Notícias

Aberto o prazo para empresas enviarem relatório de comercialização de medicamentos

O envio do relatório é condição para que as empresas possam ajustar os preços de medicamentos em 2024

A Secretaria-Executiva da Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (SCMED) informa que o Sistema de Acompanhamento do Mercado de Medicamentos (Sammed) já está disponível para envio do relatório de comercialização referente ao segundo semestre de 2023. 

O envio pode ser feito entre as 00h01min desta segunda-feira (19/2) e as 23h50min do dia 20 de março de 2024. Os relatórios enviados após o prazo definido não serão recebidos. 

Destaca-se que farão jus ao ajuste máximo de preços de medicamentos em 2024 apenas as empresas que tiverem encaminhado o competente relatório de comercialização à Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED), na forma do Comunicado 11 da CMED , de 12 de agosto de 2015. 

O envio do relatório deve ser realizado por meio do Sammed. Orientações de preenchimento e envio estão disponíveis no manual do Relatório de Comercialização. Para acessá-lo, clique aqui 

Dúvidas poderão ser enviadas para sammed@anvisa.gov.br. Para que sua mensagem seja tratada com mais agilidade, inclua a seguinte informação no título da mensagem: [SCMEDCOMERCIALIZAÇÃO-2024-2s2023-DÚVIDA].

monitoramento da aplicação do desconto mínimo obrigatório para compras públicas.

Os demais canais de atendimento da Anvisa também estão disponíveis para o registro de dúvidas. 

Regulação de preços

A Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED) é o órgão interministerial responsável pela regulação econômica do mercado de medicamentos no Brasil e a Anvisa exerce o papel de Secretaria-Executiva da Câmara.

A CMED estabelece limites para preços de medicamentos, adota regras que estimulam a concorrência no setor, monitora a comercialização e aplica penalidades quando suas regras são descumpridas.  É responsável também pela fixação e monitoramento da aplicação do desconto mínimo obrigatório para compras públicas.

Por: Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) – Edição: Yara Aquino

COMPARTILHAR
PUBLICIDADE FIM DOS POSTS

Related posts

Feijoada beneficente arrecada recursos em prol de famílias em Manaus

Redação

Três mil imóveis irregulares foram demolidos no Rio desde 2021

Redação

Levantamento indica aumento de coberturas vacinais em 2022

Redação

Deixe um comentário