Entretenimento Principais Notícias

MEC e UFMA lançam curso gratuito e autoinstrucional destinado à qualificação de preceptores em saúde

A solenidade de lançamento acontecerá no dia 12 de dezembro, nos canais do MEC e da UFMA no YouTube

O Ministério da Educação (MEC), em parceria com a Universidade Federal do Maranhão (UFMA), realizará no próximo dia 12 de dezembro, às 9h, o lançamento do curso ‘Formação de Preceptores para a Educação em Saúde (Forpres)’. A solenidade será transmitida nos canais institucionais do MEC e da UFMA no YouTube.

 As inscrições para o curso estarão abertas a partir do dia 16 de dezembro e vão até 30 de junho de 2023, no site da UFMA (ufmavirtual.ufma.br).  As aulas terão início em 29 de dezembro deste ano, com a disponibilização do primeiro módulo do programa.

 O curso, que é gratuito e inovador, busca desenvolver soluções educacionais com o intuito de promover um programa de aperfeiçoamento destinado a preceptores em saúde que atuem na graduação, internato médico e residência em saúde, bem como profissionais em geral com interesse na temática do programa.

 Sobre o curso:

 O curso ‘Formação de Preceptores para a Educação em Saúde (Forpres)’ será realizado de forma virtual e é autoinstrucional. Ao concluir, o participante receberá um certificado do MEC. A capacitação abordará as práticas pedagógicas que fortalecem a condução do preceptor no processo de ensino-aprendizagem nos contextos de educação em saúde, como os ambientes da graduação, internato médico e residência em saúde.

 Com carga horária de 180 horas e 120 dias como tempo máximo para conclusão, o programa é dividido em cinco módulos, sendo estes: 1 – O eu preceptor no contexto da educação em saúde (45h); 2 – Planejamento, gestão e autoconhecimento (30h); 3 – Ensino e Qualificação Profissional (45h); 4 – A inserção de tecnologias na educação (30h); e 5 – Metodologias ativas (30h).

 O participante aprenderá sobre princípios, diretrizes e normativas para a atuação do preceptor no contexto da educação em saúde, bem como a realização de planejamento, implementação, monitoramento e avaliação das ações em preceptoria. O curso também fornecerá subsídios para o reconhecimento das competências e habilidades necessárias para o desempenho profissional do preceptor na realização de supervisão, monitoramento e avaliação nos cenários de prática.

Assessoria de Comunicação do MECMinistério da Educação

COMPARTILHAR

Related posts

Para Haddad, Senado pode deixar reforma tributária com menos exceções

Redação

Bancos aumentarão horário de atendimento em mutirão do Desenrola

Redação

‘Carnaval das Letras’ movimentará a Biblioteca Pública do Amazonas

Redação

Deixe um comentário