Brasil Principais Notícias

MEC celebra os 15 anos do Programa Saúde na Escola

A iniciativa é desenvolvida conjuntamente pelos ministérios da Saúde e Educação com o objetivo de proporcionar melhoria da qualidade de vida dos estudantes brasileiros

Com o objetivo de celebrar as ações de promoção de saúde nas escolas, o Ministério da Educação (MEC) participa de evento comemorativo dos 15 anos do Programa Saúde na Escola (PSE), promovido pelo Ministério da Saúde. A ação reúne, entre os dias 7 e 9 de dezembro, em Brasília (DF), representantes das secretarias municipais e estaduais de saúde e de educação de todo o país. 

No âmbito do MEC, o PSE é coordenado pela Secretaria de Educação Básica (SEB) e se destaca como um programa estratégico, nacionalmente, intersetorial, executado pelas duas Pastas. O secretário adjunto de Educação Básica do MEC, Helber Vieira, participou da abertura do evento e destacou a importância do Programa e como ele atua. 

“A medida considera o ambiente escolar um espaço privilegiado para práticas de promoção de saúde e prevenção de doenças, bem como fortalece a relação entre as redes públicas de saúde e de educação. Em parceria com o Ministério da Saúde, o MEC atua de forma intersetorial na pactuação e realização das ações compartilhadas por todos os entes que os compõem.”, destacou Helber Vieira.  

Ainda de acordo com o representante do MEC no evento, a implementação do PSE é realizada com a atuação também de grupos de trabalho municipais e estaduais, de gestores da educação e da saúde nos âmbitos dos municípios, dos estados e do Distrito Federal. 

Atualmente, o Programa está presente em 5.422 municípios, em 97.389 escolas, e atende a estudantes das zonas rurais, urbanas, quilombolas e indígenas, assim como o público da educação especial e da Educação de Jovens e Adultos (EJA). 

O PSE visa contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino. 

Além do secretário adjunto de educação básica, estiveram presentes no evento a diretora de Políticas e Diretrizes da Educação Básica e a coordenadora-geral de Gestão Estratégica da Educação Básica do MEC, Myrian Sartori e Maria Luciana Nóbrega, respectivamente. 

Assessoria de Comunicação Social do MEC – Foto: Raquel Coelho/MEC – Ministério da Educação

COMPARTILHAR

Related posts

Nova lei retoma política nacional de educação em tempo integral

Redação

Cientistas brasileiros criam dispositivo com 92% de eficácia na detecção de parasitos intestinais em humanos

Redação

Servidores da Fundação Cecon recebem orientação sobre transtorno de ansiedade

Redação

Deixe um comentário