Brasil Principais Notícias

Um em cada três brasileiros viajará a lazer durante a alta temporada, até março de 2024

A informação foi obtida em pesquisa inédita do Ministério do Turismo que identificou o comportamento do brasileiro para o Verão

Conhecida como a época mais movimentada para o turismo, o Verão é o período escolhido por 37% dos brasileiros que desejam viajar a lazer. É o que aponta a inédita pesquisa realizada pelo Ministério do Turismo apresentada nesta segunda-feira (22.01), em Brasília, pelo ministro do Turismo, Celso Sabino. Os destinos de Sol e Praia lideram a preferência de 51% dos viajantes que vão arrumar as malas, seguido de rural/campo (9%) e natureza/ecoturismo (9%). 

Acesse AQUI a apresentação.

O levantamento “Tendências de Turismo” trouxe dados que ajudam a entender melhor o perfil, o comportamento e o planejamento da população brasileira, em especial durante o período de Verão e para o ano de 2024.  De acordo com a pesquisa, 69% dos brasileiros fazem uma viagem a lazer por ano. 

“A pesquisa mostra o sentimento do brasileiro querer viajar pelo país e isso é importante para a construção de novas políticas públicas que ajudem a ampliar a capacidade do turismo de impulsionar a economia. As agências de viagens vão buscar informações nessa pesquisa para o seu planejamento, em termos de construção de novos produtos turísticos, de novas rotas turísticas, saber o que é o sentimento do mercado, o que o turista busca e, sem dúvida nenhuma, esse Verão agora que já começou vai ser o melhor Verão da história do Brasil”, ressaltou o ministro do Turismo, Celso Sabino. 

Ainda, de acordo com a pesquisa, para 66% dos viajantes a viagem terá, em média, a duração de 10 dias e um ticket médio de 1.877,00.  Quando o item avaliado é o tipo de hospedagem mais procurado, a opção da casa de amigos e parentes foi citada por quase metade dos entrevistados – 47% – seguido por hotel (29%) e pousada (16%).

Apesar do alerta sobre a importância de organizar as a viagens com antecedência para assegurar os melhores preços, quase 20% dos entrevistados que irão viajar até março compraram as passagens da viagem de verão nos meses de novembro e dezembro.

ESCOLHA DO DESTINO – As belezas naturais aliadas com bons preços e a possibilidade de encontrar amigos e familiares são os principais fatores que os brasileiros consideram na hora de escolher seu destino turístico. Entre os roteiros dos viajantes, as regiões Nordeste (42%) e Sudeste (41%) são os destinos preferidos para as férias dos brasileiros que irão viajar pelo Brasil.

Aparecem como destinos preferidos dos viajantes: São Paulo (19%), Rio de Janeiro (12%), Bahia (12%), Santa Catarina (9%) e Ceará (7%). E na hora da viagem, a grande maioria afirma que pretendem viajar em família (60%), enquanto viagens com amigos e sozinho representam 13% dos entrevistados em ambos os casos.

METODOLOGIA – O levantamento “Tendências de Turismo” foi realizado pelo Instituto de Pesquisa de Reputação e Imagem (IPRI), da FSB Holding. As entrevistas foram realizadas entre 07 e 11 de dezembro de 2023. 

Acesse AQUI a pesquisa completa.

Ao todo, foram 2.029 entrevistas domiciliares com cidadãos a partir de 16 anos, nas 27 Unidades da Federação. A margem de erro no total da amostra é de 2 pontos percentuais, com intervalo de confiança de 95%. A amostra da pesquisa levou em consideração a distribuição proporcional da população brasileira de acordo com sexo, idade, região, escolaridade e renda.

CONHEÇA O BRASIL – O Ministério do Turismo conta com as iniciativas “Conheça o Brasil Voando; Conheça o Brasil Realiza e Conheça o Brasil Cívico”, criadas com o intuito de estimular as viagens domésticas no país, por meio de ações como a ampliação da oferta de novos voos, oferta de linha de crédito específica para compra de produtos de viagem e também estímulo às viagens para a Capital Federal, em um movimento de valorização dos símbolos nacionais e da nossa democracia.

Confira a transmissão do evento no YouTube 

Por: Ministério do Turismo

COMPARTILHAR

Related posts

Estudantes do ensino técnico desenvolvem app para tradução em Libras

Redação

Provas do Enem são reaplicadas hoje e amanhã a 3,2 mil estudantes

Redação

Confaz divulga nova tabela de preços médios de combustíveis

Redação

Deixe um comentário