Brasil Principais Notícias

Pé-de-Meia teve adesão de 167 redes e instituições federais

Ao todo, 178 redes (estaduais, distrital, municipais e federais) ofertantes do ensino médio estavam aptas a assinarem o termo de compromisso do programa

O Ministério da Educação (MEC) recebeu 1 67 assinaturas do termo de compromisso do Programa Pé-de-Meia. A poupança do ensino médio teve adesão de todas as redes estaduais ofertantes da etapa de ensino e de 74 secretarias de educação municipais que ofertam ensino médio regular. Ademais, comprometeram-se a colaborar , para a execução do Pé-de-Meia , 66 instituições federais ofertantes de ensino médio , entre Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia ( I Fs ) ; Colégio Pedro II; Centros Federais de Educação Tecnológica ( C efets ) ; Instituto Benjamin Constant (IBC) ; e universidades federais. O MEC encerrou a etapa de adesão ao programa no último domingo, 25 de fevereiro. 

Com a assinatura do t ermo de compromisso , as redes ofertantes de ensino médio se comprometem a fornecer e compartilhar, com o MEC, as informações dos estudantes matriculados nessa etapa de ensino. A cooperação dos sistemas de ensino possibilitará o acesso de seus alunos matriculados ao incentivo financeiro-educacional, caso elegíveis conforme os critérios definidos pela Lei n º 14.818/2024 e pelo Decreto nº 11.901, de 26 de janeiro de 2024 . 

Para receber o incentivo financeiro-educacional do Programa Pé-de-Meia , o estudante não precisa se cadastrar, basta ter CPF, estar regularmente matriculado no ensino médio das redes públicas, ter entre 14 e 24 anos e ser integrante de família inscrita no Programa Bolsa Família. Aqueles que se beneficiam por essa iniciativa do governo federal serão a prioridade nesse início do Pé-de-Meia. 

Envio das informações – A partir do dia 29 de fevereiro, os sistemas de ensino e as instituições federais que ofertam o ensino médio deverão enviar, via Sistema Gestão Presente, as informações relativas à matrícula dos estudantes. As informações desse primeiro período devem ser consolidadas até 8 de março, para que os alunos elegíveis ao Programa Pé-de-Meia possam receber o Incentivo-Matrícula, o qual será pago em parcela única no valor de R$ 200, entre os dias 26 de março e 7 de abril. 

O conjunto mínimo de dados (CMD) a ser fornecido pelas redes ao MEC está definido na Portaria n. 83/2024 , que estabelece as normas e os procedimentos para a gestão do Pé-de-Meia. Entre as informações a serem enviadas, estão os dados cadastrais dos estudantes e de seus responsáveis legais, bem como informações relativas à matrícula, à frequência escolar e à participação dos aluno s nos exames aplicados pelos sistemas de avaliação externa dos entes federativos para o ensino médio, de forma a garantir a execução do p rograma e das demais políticas educacionais do Ministério. 

O não compartilhamento das informações pelos sistemas de ensino nos prazos previstos no termo de comprom isso assinado pelas redes ofertantes que aderiram ao Pé-de-Meia poderá impactar o pagamento dos incentivos relativos ao período em que as informações não foram compartilhadas. 

Pé-de-Meia – Instituído pela Lei n. 14.818/2024 , o Pé-de-Meia é um programa de incentivo financeiro-educacional, na modalidade de poupança, destinado a promover a permanência e a conclusão escolar de pessoas matriculadas no ensino médio público. Seu objetivo é democratizar o acesso e reduzir a desigualdade social entre os jovens do ensino médio, além de promover mais inclusão social pela educação, estimulando a mobilidade social. Os estados, o Distrito Federal e os municípios vão colaborar e prestar as informações necessárias à execução do incentivo, a fim de possibilitar o acesso a ele para os estudantes matriculados nas respectivas redes de ensino, conforme previsto na Lei nº 14.818/2024. 

Por: Ministério da Educação (MEC)

COMPARTILHAR

Related posts

Polícia Federal faz operações de combate ao abuso sexual infantojuvenil

Redação

OAB pede informações ao STF sobre processos de presos em atos

Redação

IR: ‘Plantão Tira-Dúvidas’ inicia atendimentos gratuitos dos contribuintes de Manaus

Redação

Deixe um comentário