Manaus Principais Notícias

Comércio varejista de laticínios e frios é autuado por irregularidade no medidor de energia no Dom Pedro I

A Amazonas Energia identificou na última sexta-feira (06/01), um comércio varejista de laticínios e frios no bairro Dom Pedro I, localizado na Zona Centro Oeste, com irregularidade no medidor de energia.

Durante a abordagem foram realizados os procedimentos de Inspeção Técnica, onde a equipe de inspeção com o apoio da Polícia Civil constatou que as fases no borne do medidor estavam invertidas entre linha e carga. Com isso, ocasionando faturamentos incorretos. Consequentemente, o medidor não registrava os consumos reais do estabelecimento. O estabelecimento teve a substituição do medidor. 

A unidade consumidora é reincidente em irregularidades, pois anteriormente houve registros de irregularidades no medidor de energia no ano de 2021. Portanto, a empresa ressalta que a prática de ligações clandestinas, desvios e fraude na medição sobrecarrega os circuitos, afetando o serviço de distribuição para as pessoas que pagam suas contas corretamente, além de ocasionar curtos-circuitos que colocam em risco a vida dos amazonenses.

A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) considera nos cálculos da tarifa de energia as perdas por irregularidades/fraudes, ou seja, quanto maior a perda em uma região, maior o impacto na tarifa do cliente, e com isso o bom cliente paga pelo furto de quem desvia ou frauda o consumo. As ligações clandestinas no Amazonas são feitas de forma pulverizada, em residências, condomínios, indústria e comércios.

O efetivo combate ao furto de energia somente é possível com o envolvimento de toda a sociedade, inclusive dos governos estaduais e municipais. O furto de energia e a fraude de medidores são tipificados como crime, nos termos do código penal brasileiro, artigos 155 e 171, além de ser passível de penalidades administrativas, pois ninguém está isento de cumprir a Lei.

Denuncie pelo telefone e WhatsApp 0800 701 3001, pelo site amazonasenergia.com ou através do nosso App.

Fonte Assessoria de Imprensa Amazonas Energia – Rodrigo Felix

COMPARTILHAR

Related posts

TSE rejeita duas ações sobre supostos ilícitos de Lula nas eleições

Redação

Deflagrada Operação Ligação Direta

Redação

Amazonas Energia alerta sobre tentativa de golpes em clientes

Redação

Deixe um comentário