Brasil Principais Notícias

Canal Educação lança série sobre a importância da sociedade na construção das políticas públicas

“Rumos da Educação” conta com quatro episódios que vão apresentar a importância, a dinâmica e personagens da Conferência Nacional de Educação

O Canal Educação estreia, nesta segunda-feira (22/01), a série “Rumos da Educação”. Quatro episódios vão apresentar a importância, a dinâmica e personagens da Conferência Nacional de Educação (Conae), encontro que será realizado, em edição extraordinária, de 28 a 30 de janeiro de 2024, em Brasília.

Os vídeos, com cerca de 3 minutos cada, serão exibidos na interprogramação do Canal Educação e publicados nas mídias sociais da emissora. A série terá como formato final um minidoc de 13 minutos. Cada episódio abordará um tema: o primeiro explica a origem das políticas públicas e seu processo de elaboração; o segundo mostra a importância da participação social no processo de discussão da Conae; o terceiro apresenta uma introdução ao tema da Conae 2024, e o último explica o que é o Plano Nacional de Educação (PNE).

Participam da série, narrando o processo de construção da Conae, representantes do Ministério da Educação e de instituições atuantes do campo da Educação brasileira que integram o Fórum Nacional de Educação (FNE).

Conferência Nacional de Educação

A Conae é peça fundamental para a construção do Plano Nacional de Educação (PNE) dos próximos 10 anos. Após etapas municipais e estaduais realizadas em 2023, o evento nacional vai reunir mais de 2 mil pessoas, de todas as regiões do país, que participarão de debates a partir do tema central “Plano Nacional de Educação 2024-2034: Política de Estado para garantir a educação como um direito humano com justiça social e desenvolvimento socioambiental sustentável”.

Para a abertura oficial do evento, no Centro Comunitário Athos Bulcão da Universidade de Brasília, às 19h do dia 28 de janeiro, estão previstas as presenças do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, do Ministro da Educação, Camilo Santana, e do coordenador do FNE, Heleno Araújo, além de diversas autoridades, sociedade civil e comunidade acadêmica.

A Conferência é desdobrada em sete eixos, que analisam e estabelecem os problemas, causas, objetivos, diretrizes, metas e estratégias do PNE 2024-2034. Tudo será consolidado no Documento Referência, a ser elaborado pelo FNE.

SERVIÇO

Rumos da Educação – Minissérie informativa sobre a Conferência Nacional de Educação
A partir de 22 de janeiro, na interprogramação e mídias sociais do Canal Educação.
Acesse o @canaleducacaobr.

Por: Canal Educação

COMPARTILHAR

Related posts

Leandro Maia lança single do seu novo disco

Redação

Apenas uma em quatro pessoas com deficiência conclui o ensino básico

Redação

TSE começa sessão que pode levar à inelegibilidade de Bolsonaro

Redação

Deixe um comentário