Agenda cultural Brasil Colunismo social Entretenimento Principais Notícias

Plano de Controle de Riscos garante integridade de acervos do Arquivo Nacional

O Rio de Janeiro foi atingido por fortes chuvas do último sábado (20) e foram aplicadas estratégias do Plano para lidar com efeitos das situações climáticas extremas

A execução de Plano de Controle de Riscos garantiu a integridade dos acervos custodiados na unidade do Arquivo Nacional no Rio de Janeiro após as fortes chuvas do último sábado (20/01). A estratégia foi elaborada em novembro de 2023, por meio do diálogo entre a Direção-Geral, a Diretoria de Gestão Interna (DGI) e a Diretoria de Processamento Técnico, Preservação e Acesso ao Acervo (DPT), e teve o apoio de das equipes de manutenção e segurança que atuam no órgão. 

O Plano de Controle de Riscos estabeleceu protocolos necessários à orientação e à articulação das equipes, de modo a prevenir e lidar com os efeitos das situações climáticas extremas, como a tempestade de ontem. A coordenação do plano ficou sob a responsabilidade de Gecilda Esteves, Diretora de Gestão Interna desta secretaria do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI). 

Protocolos – As chuvas de sábado sobrecarregaram a laje do complexo arquitetônico tombado, especialmente nos Blocos A, B e C, gerando risco de transbordamento para as áreas internas. Afetaram ainda o telhado do sétimo andar do Bloco F, prédio que guarda a maior parte do acervo, e ainda causaram a entrada de água lateral nas áreas de trabalho, em decorrência d os fortes ventos . 

Na manhã deste domingo (21/0), integrantes das equipes de segurança e limpeza realizaram um diagnóstico inicial, apresentaram um informe à direção e deram início à drenagem de águas empossadas nos blocos mencionados. 

Em seguida, Thiago Vieira, Diretor da DPT em exercício, acompanhado de Joceir da Silva, responsável pela equipe de plantão da segurança, realizou a vistoria técnica especializada em doze depósitos, localizados nos quatro prédios mencionados. Os depósitos vistoriados guardam documentos textuais, películas cinematográficas e fitas áudio e vídeo mag néticas. Nenhuma parte dos acervos foi afetada e reforços foram intensificados, a fim de garantir o controle de temperatura e umidade. 

Prevenção – As atividades do Plano de Controle de Riscos foram iniciadas ainda em novembro de 2023, com a movimentação do acervo que estava no sétimo andar do Bloco F.  Entre 16 de novembro e 8 de dezembro, 18 mil caixas com documentos escritos foram movimentadas para áreas de depósito mais seguras. A área que esteve sob risco de alagamento neste fim de semana armazenava, até esta movimentação, milhares de documentos de valor inestimável, a exemplo de parte do Fundo da Companhia de Navegação Lloyd Brasileiro.

Além da movimentação do acervo, o plano buscou fortalecer a articulação entre as áreas, promover vistorias frequentes realizadas pelas equipes de manutenção e segurança, e estabelecer protocolos li gados à logística dos prédios, possibilitando uma estratégia mais eficaz para casos emergenciais. 

Em outra frente, a Direção-Geral do AN tem trabalhado desde o início da gestão na elaboração de Projetos de Requalificação do Arquivo Nacional tanto no Rio de Janeiro quanto em Brasília. Trata-se de um instrumento indispensável para seja possível realizar obras estruturais, visando solucionar em definitivo os problemas relacionados a processos de desgastes em edificações que não passam por reparos substanciais há até três décadas. 

Desde o início da gestão, a Ministra Esther Dweck e Diretora-Geral Ana Flávia Magalhães têm reforçado a importância estratégica do Arquivo Nacional e do patrimônio sob a guarda da instituição, fundamentais para a garantia do direito à informação e à memória da sociedade brasileira.

Por: Arquivo Nacional

COMPARTILHAR
PUBLICIDADE FIM DOS POSTS

Related posts

Sumaúma Park Shopping recebe espaço de diversão ‘O Show da Luna’

Redação

Amazonas perde um de seus maiores artistas

Redação

Segunda edição da banda Cabaret Night acontece neste domingo (3)

Redação

Deixe um comentário