Brasil Principais Notícias

Saúde oferta quatro novos cursos sobre pesquisa clínica na plataforma Una-SUS

Aulas são gratuitas, na modalidade on-line e as matrículas estão abertas

Já estão disponíveis, na plataforma Una-SUS, quatro novos cursos sobre Aspectos Operacionais na Pesquisa Clínica . Disponibilizados pelo Ministério da Saúde, os conteúdos abordam as seguintes temáticas: “Organização de documentos e dados de pesquisa”, “Estruturação da equipe e tópicos regulatórios em pesquisa”, “Implementação e acompanhamento do estudo” e “Gerenciamento e conclusão do estudo”. Para se matricular, basta acessar o portal da UNA-SUS e seguir as instruções da inscrição. Ao todo, são 50 mil vagas disponíveis.

O público-alvo abrange profissionais que já trabalham com pesquisa ou que têm interesse em iniciar seus estudos no campo da pesquisa clínica, mas também estudantes e interessados no tema. As aulas são on-line, gratuitas e autoinstrucionais (sem tutoria), propiciando autonomia e flexibilidade na construção do conhecimento, no ritmo e dentro da disponibilidade de cada participante.

Ação estratégica 

Os cursos foram produzidos e ofertados, inicialmente, por meio de um projeto desenvolvido pela Associação Hospitalar Moinhos de Vento, com financiamento do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS) . Entre maio de 2020 e julho de 2021, foram emitidos aproximadamente 16,5 mil certificados.

Essa ação é uma iniciativa estratégica do Departamento de Ciência e Tecnologia (Decit) da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação e do Complexo Econômico-Industrial da Saúde , em parceria com o Departamento de Gestão da Educação na Saúde (Deges) da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde.

Novos cursos na área de pesquisa clínica estarão disponíveis na plataforma em breve, como por exemplo: ética em pesquisa, prática clínica baseada em evidências, estruturação de centro de pesquisa, elaboração de protocolo clínico, disseminação do conhecimento, bioestatística e epidemiologia clínica aplicada.

O compromisso de qualificar pesquisadores brasileiros para aprimorar a pesquisa clínica nacional está formalizado pelo Decit no Plano de Ação de Pesquisa Clínica no Brasil, instituído por meio da Portaria GM/MS nº 559, de 2018. O documento possui um eixo dedicado à “Formação em Pesquisa Clínica”, que tem por objetivo promover a formação continuada de recursos humanos em pesquisa clínica, apoiando o desenvolvimento de cursos de curta duração e de programas de pós-graduação stricto lato sensu. 

Nova Indústria Brasil 

Além disso, a pesquisa clínica é parte de um dos objetivos específicos da Missão 2 do Plano de Ação da Nova Indústria Brasil, contribuindo para que o país tenha um Complexo Econômico-Industrial da Saúde resiliente para reduzir as vulnerabilidades do SUS e ampliar o acesso à saúde.

Conheça mais sobre o Plano de Ação da Nova Indústria Brasil 

Matrículas 

Acesse os campos abaixo para se matricular em cada um dos cursos

Por: Ministério da Saúde 

COMPARTILHAR

Related posts

Zezinho Corrêa faz apresentação no Bar Botequim

Redação

Pobres estarão no orçamento público, diz Simone Tebet ao assumir cargo

Redação

PGR defende soltura de 12 presos em frente a quartéis no 8 de janeiro

Redação

Deixe um comentário