Brasil Principais Notícias

“Quero o jovem na escola”, diz Lula ao inaugurar ginásio olímpico que virou colégio integral

Instalação da Rio 2016 transformada em instituição de ensino vai atender mil alunos. Presidente também lança pedra fundamental de novo campus do Instituto Federal

Eu quero jovem na escola, eu não quero o jovem na cadeia, não quero no tráfico. Não é só melhorar a vida das crianças nas escolas, é dar mais segurança para a mãe e para o pai, porque a criança vai estar o dia inteiro na escola. Ela vai ter música, ter esporte, ter acesso à cultura e à arte”.  Disse: Luiz Inácio Lula da Silva, presidente da República .

Uma antiga promessa de legado se tornou realidade na manhã desta quarta-feira, 7 de fevereiro. A Arena Carioca 3, mesmo espaço que foi palco do bronze de Maicon Siqueira no taekwondo olímpico e de quatro medalhas de prata do judô paralímpico nacional na Rio 2016 vai ser, a partir de agora, uma escola de tempo integral para mais de mil estudantes no Parque Olímpico da Barra, no Rio de Janeiro. 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou da cerimônia de inauguração do Ginásio Educacional Olímpico (GEO) Isabel Salgado e do lançamento da pedra fundamental do Campus Parque Olímpico/Cidade de Deus, do Instituto Federal (IFRJ). 

» Fotos em alta resolução (Flickr) 

“O que nós estamos fazendo é tentando dar ao Brasil, no Século 21, uma oportunidade que não deram para ele em nenhum século. É apostar que o povo brasileiro é tão inteligente quanto qualquer outro povo e o que ele precisa é apenas ter oportunidade de ter acesso às coisas que todo ser humano deveria ter”, declarou Lula. 

O novo equipamento público é formado por 24 salas de aulas, recepção, uma unidade de alimentação e nutrição, uma sala multiuso e outra para apoio pedagógico, área de circulação, sanitários para funcionários e alunos, além de instalações esportivas com duas quadras e locais para a prática de judô, lutas, tênis de mesa e ginástica. A inauguração contou com a presença de atletas importantes na história esportiva brasileira, como os campeões de natação Clodoaldo Silva (natação paralímpica) e Paula Pequeno (vôlei feminino). 

https://youtube.com/watch?v=LxG69tvjqCM%3Fsi%3D0_rGU769HOggQKuk
https://www.youtube.com/embed/LxG69tvjqCM?si=0_rGU769HOggQKuk

OPORTUNIDADE – 

O presidente enfatizou que o governo tem a obrigação de garantir oportunidades para as pessoas e destacou a recente criação de programas sociais para que os estudantes permaneçam na escola, como o programa Pé-de-Meia. “Eu quero jovem na escola, eu não quero o jovem na cadeia, não quero no tráfico. Não é só melhorar a vida das crianças nas escolas, é dar mais segurança para a mãe e para o pai, porque a criança vai estar o dia inteiro na escola. Ela vai ter música, ter esporte, ter acesso à cultura e à arte”. 

Tudo o que ela queria era ver um programa de esporte voltado para a educação, para a construção da cidadania e para a possibilidade de um futuro com maiores oportunidades para essas crianças. Nenhuma outra homenagem traria mais alegria para ela e para nossa família” 

Maria Clara Salgado, filha da ex-atleta Isabel, que batiza a nova escola 

“É por isso que eu tenho orgulho de ser o presidente que mais fez universidades federais nesse país”, comentou o presidente. “Vou fazer mais cem (institutos federais) agora para que a gente possa dar à juventude brasileira a oportunidade de não precisar ir para o narcotráfico, para o crime organizado, ter uma vida tortuosa, quando a gente pode, através da educação, fazer com que todas as crianças tenham oportunidades de se transformarem em cidadãos e cidadãs de primeira categoria. É por isso que estamos aqui”, afirmou o presidente. 

HOMENAGEM – 

A Arena Carioca 3 foi rebatizada em homenagem a Maria Isabel Salgado, um dos maiores nomes do vôlei feminino brasileiro. Talentosa desde jovem, Isabel integrou a equipe principal do Flamengo com 16 anos. Defendeu o Brasil nas Olimpíadas de 1980, em Moscou, e 1984, em Los Angeles, e brilhou também no vôlei de praia. 

Filha de Isabel e também atleta de vôlei, Maria Clara Salgado participou da inauguração e disse que aquele era um momento especial, pois a mãe valorizava muito a educação, o esporte e a cultura juntos. 

“Ela defendia a força do esporte como instrumento para transformação social. Tudo o que ela queria era ver um programa de esporte voltado para a educação, para a construção da cidadania e para a possibilidade de um futuro com maiores oportunidades para essas crianças”, disse Maria Clara. “Nenhuma outra homenagem traria mais alegria para ela e para nossa família”, completou. 

INSTITUTO FEDERAL: 

A assinatura do termo de cessão do uso de outra arena olímpica, a Arena Carioca 2, permitirá que o local seja transformado no Campus Parque Olímpico/Cidade de Deus do IFRJ, atendendo até 1.400 alunos. A iniciativa oficializa a implantação da unidade educacional, garantindo o acesso das comunidades ao ensino técnico e profissional, além de integrar a ação de continuidade da política de expansão dos institutos federais no país. 

Serão repassados R$ 15 milhões do Novo PAC para a construção do campus. A entrega da obra está prevista 2025. A unidade atuará no eixo Ambiente e Saúde (ofertando cursos na área de enfermagem, farmácia e análises clínicas) e no eixo Controle e Processos Industriais (cursos na área de automação industrial, mecânica e sistemas de energia). 

O ministro da Educação, Camilo Santana, ressaltou que a educação tem relação muito forte com o esporte. Na cerimônia, ele assinou a Declaração de Disponibilidade Orçamentária referente à implantação da sede do campus do IFRJ. “Nós temos a compreensão de que nenhum país se desenvolve com justiça social sem investir em educação. E a educação tem uma relação muito forte com o esporte”, declarou. 

Camilo ainda destacou o significado da ocasião, que une o esporte e a educação. “Ocupar esse espaço, que é um legado das Olimpíadas, tem um simbolismo forte. E essa escola é de tempo integral, é construir um projeto de vida para o aluno. O projeto de vida vem com esporte, cultura, apoio psicossocial, olhar de futuro”, disse.

Por: Planalto

COMPARTILHAR

Related posts

Dia do livro infantil: especialistas defendem obras inclusivas

Redação

Amiga de Zé Celso diz que seu estado de saúde é grave, mas estável

Redação

Faraó dos Bitcoins é transferido para presídio federal

Redação

Deixe um comentário

%d blogueiros gostam disto: