BrasilPrincipais Notícias

Primeiro seminário de 2024 do Cris/Fiocruz aborda a Agenda da Saúde Global

Evento será transmitido pelo YouTube em português, inglês e espanhol

A Agenda da Saúde Global é o tema que abre, na próxima quarta-feira (21/2), às 10h, os Seminários Avançados em Saúde Global e Diplomacia da Saúde. Embora seja de acesso ao público em geral, o webinário do Centro de Relações Internacionais em Saúde (Cris/Fiocruz) marca também o início das atividades do curso de Atualidades em Saúde Global e Diplomacia da Saúde, com mais de 750 participantes espalhados pelo mundo. O evento será transmitido pelo YouTube, em português, inglês e espanhol.

O embaixador Santiago Alcázar, pesquisador honorário do Cris/Fiocruz, debaterá a questão As Nações Unidas em crise?, enquanto a pesquisadora do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz) Paula Reges abordará a Agenda da Saúde Global na Organização Mundial de Saúde e as agências da ONU. Coordenadora do Grupo de Trabalho Fiocruz-Universidade de São Paulo (USP), Deisy Ventura analisará o Tratado sobre Pandemias e a revisão do Regulamento Sanitário Internacional.

Caberá a Armando de Negri Filho, pesquisador visitante do Cris/Fiocruz, falar sobre A Agenda da Saúde ampliada no Conselho de Direitos Humanos da ONU. Já o chefe da Divisão de Saúde Global, do Ministério das Relações Exteriores, Igor Barbosa, trará a visão do governo. O seminário será mediado por Guto Galvão, pesquisador sênior do Cris/Fiocruz e também coordenador do GT Fiocruz-USP.

“O seminário vai discutir os grandes desafios enfrentados hoje pelas Nações Unidas, enquanto grande assembleia do mundo. Vai falar sobre a presença da saúde também nas agências da ONU”, explicou o coordenador do Centro de Relações Internacionais em Saúde, Paulo Buss. “É uma discussão que parte do geral para o específico, trazendo, a partir do conceito ampliado de saúde, os determinantes que estão fora do sistema de saúde propriamente dito. O seminário seguinte será sobre a situação demográfica e epidemiológica do mundo, e o terceiro sobre a resposta dada pelos sistemas de saúde a isso, seguindo uma abordagem lógica”.

Parte integrante do curso , os 25 seminários quinzenais online têm 750 alunos inscritos. Embora a maioria seja do Brasil, há também estudantes de países latino-americanos, asiáticos, africanos e europeus. O curso busca discutir e refletir sobre os principais desafios políticos, sociais, econômicos e ambientais que afetam a saúde em nível global e regional.

Transmissão 

Em português:

Em espanhol:

Em inglês:

Por: Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)

Link: https://portal.fiocruz.br/noticia/2024/02/primeiro-seminario-de-2024-do-cris/fiocruz-aborda-agenda-da-saude-global

COMPARTILHAR
PUBLICIDADE FIM DOS POSTS

Related posts

Parceria entre FAS e Schneider Electric implementa polo de soluções energéticas em comunidades da Amazônia

Redação

Empresas do DF são alvo de operação contra supostas fraudes 

Redação

Comunidades amazônicas são beneficiadas com sistema de energia solar que fortalece empreendedorismo sustentável

Redação

Deixe um comentário