Principais Notícias

Prefeitura de Atalaia do Norte promove cidadania em ação para atender ribeirinhos e indígenas do Vale do Javari

Ribeirinhos e indígenas que vivem em comunidades e aldeias do Vale do Javari estão recebendo, durante este mês, serviços de saúde, cidadania e documentação, disponibilizados pela Unidade Básica de Saúde Fluvial (UBSF) Lusmarina Lopes da Silva. A ação intitulada “Prefeitura Presente”, é uma iniciativa da prefeitura do município de Atalaia do Norte (distante 1.136 km de Manaus), por meio de suas secretarias de Saúde (Semsa) e Assistência Social (Semas), e tem como principal objetivo levar atendimentos diversos aos povos que vivem em todas as calhas de rios e não têm a facilidade de se deslocarem até a sede do município.

“Para se ter uma ideia, existem comunidades dentro do território de Atalaia do Norte que demandam dias de deslocamento até a sede e se tornam inviáveis para ribeirinhos e/ou indígenas que precisam dos serviços mais básicos aos mais complexos”, foi o que explicou o prefeito de Atalaia do Norte, Denis Paiva (União). “Pensando nisso, a Prefeitura de Atalaia do Norte, juntamente com órgãos parceiros, resolveu unir os mais diversos serviços e levar a quem por muito tempo viveu no esquecimento e sem o amparo necessário do poder público”, complementou o gestor municipal.

São parceiros na realização da ação “Prefeitura Presente”, a Semsa disponibilizando serviços médicos e de enfermagem, imunização, testes rápidos para ISTs e malária e serviços odontológicos; a Semas com emissão de RG, atualização de CadÚnico, cadastro e atualização de Benefício de Prestação Continuada (BPC) e Bolsa Família, atendimento psicossocial e Carteira do Idoso; O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM) com cadastro e atualização de Título de Eleitor; Cartório Almeida de Lima com a emissão de 1ª e 2ª vias de Certidão de Nascimento. 

A unidade local do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) está cadastrando ribeirinhos e indígenas para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e emitindo Declaração de Aptidão ao PRONAF (DAP); A Junta Militar, realizando alistamento militar e emissão de CDI; E o Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Vale do Javari está dando suporte e realizando a atualização vacinal da população indígena. 

“Outro apoio importante para a realização desta mega ação, é o do Governo do Amazonas, por meio do governador Wilson Lima, que se sensibilizou e foi um dos responsáveis para que os atendimentos acontecessem”, destacou a secretária da Semas e coordenadora da ação, Cleide Ana Brotas Paiva.

Serviços na área da saúde, social, documentação, eleitoral, militar, dentre outros, estão sendo levados nesta primeira fase da ação que está atendendo a população que vive nas calhas dos rios Javari, Curuçá e Pardo. Ao finalizar as aldeias e comunidades desta fase, a UBSF retorna até a sede do município para abastecimento de combustível, mantimentos, materiais e troca de equipe para prosseguir até as calhas de rios restantes e, assim, atingir 100% das comunidades e aldeias com entrada permitida.

Por Matheus Ravel Tensor – Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Atalaia do Norte / Fotos aéreas: Felipe Martins – Demais imagens: Divulgação/Semsa

COMPARTILHAR

Related posts

Matheus e Kauan lançam o single “Trégua”, em parceria com Wesley Safadão

Redação

No Dia da Mulher, Ufam debate assédio moral e sexual nas universidades

Redação

Ministério dos Direitos Humanos recompõe Comissão de Anistia

Redação

Deixe um comentário