BrasilPrincipais Notícias

Preços na saída das fábricas caem 0,54%, revela pesquisa

Queda foi sentida em novembro, diz IBGE

O Índice de Preços ao Produtor (IPP) registrou deflação (queda de preços) de 0,54% em novembro. Em outubro, a deflação havia sido de 0,86%. Já em novembro de 2021, o indicador acusou inflação de 1,46%.

Os dados foram divulgados hoje (4), no Rio de Janeiro, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O indicador, que registra a variação de preços de produtos na saída das fábricas, acumula inflação de 4,47% de janeiro a novembro de 2022 e 4,39% em 12 meses.

Deflação

Quinze das 24 atividades industriais pesquisadas tiveram deflação em novembro, com destaque para outros químicos (-4,41%) e alimentos (-0,70%). Nove ramos da indústria tiveram alta de preços. Os maiores impactos vieram dos veículos (0,55%) e do refino e biocombustíveis (1,01%).

Das quatro grandes categorias econômicas da indústria, duas tiveram inflação: bens de capital, isto é, as máquinas e equipamentos usados no setor produtivo (0,47%) e os bens de consumo duráveis (0,41%).

A deflação do IPP em novembro foi influenciada pelos bens intermediários, ou seja, os insumos industrializados usados no setor produtivo (-0,86%) e os bens de consumo semi e não duráveis (-0,32%).

Publicado por Agencia Brasil / Foto: Miguel Ângelo

COMPARTILHAR
PUBLICIDADE FIM DOS POSTS

Related posts

PF atua contra empresa de seguro fraudulento em três estados

Redação

RICK NOGUEIRA DISPONIBILIZAM FAIXA AO LADO DE DIEGO VICTOR HUGO

Redação

Flamengo espanta má fase e vence Coritiba na estreia do Brasileirão

Redação

Deixe um comentário