Manaus Principais Notícias

Posto de gasolina é autuado por desvio de energia em Manaus

A Amazonas Energia identificou na última terça-feira (01), um posto de gasolina no Bairro de Flores, onde constatou-se desvio de energia elétrica antes da medição, que estava derivando do ramal de entrada de um transformador trifásico de 112,5 KVA.

Durante a abordagem, foram realizados os procedimentos de inspeção técnica, com a identificação da irregularidade que foi encontrada no local: desvio de três fases, derivando do ramal de entrada debaixo do piso da subestação. A unidade Consumidora ficou regularizada de forma imediata com a retirada do desvio, pela equipe da Amazonas Energia, sendo realizada a abertura de um Boletim de Ocorrência para comunicar o crime de furto de energia que será apurado pelo 12º DIP.

A empresa ressalta que a prática de ligações clandestinas, desvios e fraude na medição sobrecarrega os circuitos, afetando o serviço de distribuição para as pessoas que pagam suas contas corretamente, além de ocasionar curtos-circuitos que colocam em risco a vida dos amazonenses.

A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) considera nos cálculos da tarifa de energia as perdas por irregularidades/fraudes, ou seja, quanto maior a perda em uma região, maior o impacto na tarifa do cliente, e com isso o bom cliente paga pelo furto de quem desvia ou frauda o consumo. As ligações clandestinas no Amazonas são feitas de forma pulverizada, em residências, condomínios, indústria e comércios.

O efetivo combate ao furto de energia somente é possível com o envolvimento de toda a sociedade, inclusive dos governos estaduais e municipais. O furto de energia e a fraude de medidores são tipificados como crime, nos termos do código penal brasileiro, artigos 155 e 171, além de ser passível de penalidades administrativas, pois ninguém está isento de cumprir a Lei.

Fonte : Assessoria de Imprensa Amazonas Energia

COMPARTILHAR

Related posts

MEC divulga cursos de graduação que serão avaliados no Enade

Redação

João Carlos Cavalo aponta time titular e admite pressão: “Manaus é o time a ser batido”

Redação

Fernando Favaretto autografa seu quarto romance na Feira do Livro de Porto Alegre

Redação

Deixe um comentário