Brasil Política Principais Notícias

MEC fará reunião técnica sobre PNLD Educação Infantil

Encontro será um momento inicial para tratar do edital. Ele vai ser lançado ainda este ano e visa à aquisição de obras que chegarão às escolas em 2026

Ministério da Educação (MEC) realizará uma reunião técnica preliminar sobre o Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) na próxima quarta-feira, 24 de janeiro, para dar início às tratativas do Edital do PNLD Educação Infantil 2026. O encontro virtual acontecerá às 15h e será transmitido ao vivo pelo canal oficial do MEC no YouTube

Tendo em vista a colaboração participativa dos profissionais, das instituições e dos interessados na pauta, a reunião técnica será um momento de apresentação dos fundamentos básicos da concepção do próximo edital. Na oportunidade, será abordada a perspectiva teórico-pedagógica do edital e a descrição com detalhamento dos objetos. 

De acordo com as competências regimentais previstas no Decreto n. 9.099, de 2017, o PNLD deve garantir o fornecimento sistemático, regular e gratuito de materiais didáticos e de materiais de apoio à prática educativa, para atendimento a crianças, estudantes, professores e gestores das escolas públicas, comunitárias, confessionais ou filantrópicas sem fins lucrativos em um ciclo contínuo. 

Conforme o ciclo do Programa, é competência e responsabilidade da Secretaria de Educação Básica (SEB) do MEC, em parceria com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), a elaboração da concepção teórico-pedagógica e da estrutura do material a ser adquirido pelo PNLD para entrega no ano de 2026. 
 
PNLD – O Programa Nacional do Livro e do Material Didático compreende um conjunto de ações voltadas para a distribuição de obras didáticas, pedagógicas e literárias, entre outros materiais de apoio à prática educativa destinados aos alunos e professores das escolas públicas de educação básica do País. O PNLD também contempla as instituições comunitárias, confessionais ou filantrópicas sem fins lucrativos e conveniadas com o poder público. As escolas participantes recebem materiais de forma sistemática, regular e gratuita. Trata-se, portanto, de um Programa abrangente, sendo um dos principais instrumentos de apoio ao processo de ensino-aprendizagem nas escolas beneficiadas. 

Transmissão ao vivo 
 
Por: Ministério da Educação (MEC)

COMPARTILHAR

Related posts

Empresa lança edição de ouro do iPhone que custa mais de meio milhão de reais

Redação

Rocam detém homem que fazia disparos com arma de fogo no Ramal do Brasileirinho, na zona leste

Redação

Grande Rio terá sistemas para coletar esgoto lançado em redes pluviais

Redação

Deixe um comentário