Brasil Política Principais Notícias

MEC fará reunião técnica sobre PNLD Educação Infantil

Encontro será um momento inicial para tratar do edital. Ele vai ser lançado ainda este ano e visa à aquisição de obras que chegarão às escolas em 2026

Ministério da Educação (MEC) realizará uma reunião técnica preliminar sobre o Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) na próxima quarta-feira, 24 de janeiro, para dar início às tratativas do Edital do PNLD Educação Infantil 2026. O encontro virtual acontecerá às 15h e será transmitido ao vivo pelo canal oficial do MEC no YouTube

Tendo em vista a colaboração participativa dos profissionais, das instituições e dos interessados na pauta, a reunião técnica será um momento de apresentação dos fundamentos básicos da concepção do próximo edital. Na oportunidade, será abordada a perspectiva teórico-pedagógica do edital e a descrição com detalhamento dos objetos. 

De acordo com as competências regimentais previstas no Decreto n. 9.099, de 2017, o PNLD deve garantir o fornecimento sistemático, regular e gratuito de materiais didáticos e de materiais de apoio à prática educativa, para atendimento a crianças, estudantes, professores e gestores das escolas públicas, comunitárias, confessionais ou filantrópicas sem fins lucrativos em um ciclo contínuo. 

Conforme o ciclo do Programa, é competência e responsabilidade da Secretaria de Educação Básica (SEB) do MEC, em parceria com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), a elaboração da concepção teórico-pedagógica e da estrutura do material a ser adquirido pelo PNLD para entrega no ano de 2026. 
 
PNLD – O Programa Nacional do Livro e do Material Didático compreende um conjunto de ações voltadas para a distribuição de obras didáticas, pedagógicas e literárias, entre outros materiais de apoio à prática educativa destinados aos alunos e professores das escolas públicas de educação básica do País. O PNLD também contempla as instituições comunitárias, confessionais ou filantrópicas sem fins lucrativos e conveniadas com o poder público. As escolas participantes recebem materiais de forma sistemática, regular e gratuita. Trata-se, portanto, de um Programa abrangente, sendo um dos principais instrumentos de apoio ao processo de ensino-aprendizagem nas escolas beneficiadas. 

Transmissão ao vivo 
 
Por: Ministério da Educação (MEC)

COMPARTILHAR

Related posts

Brasileiros esperam quase 20 meses para obter visto dos EUA

Redação

Hélio Doyle é nomeado novo presidente da EBC

Redação

Seped monta espaço para PcDs no ‘Galo de Manaus 2019’

Redação

Deixe um comentário

%d blogueiros gostam disto: