Brasil Principais Notícias

Lei institui 21 de março como Dia Nacional de Tradições Africanas

Data reverencia tradições de matrizes africanas e nações do candomblé

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a lei que institui o 21 de março como Dia Nacional das Tradições das Raízes de Matrizes Africanas e Nações do Candomblé.

Publicada no Diário Oficial da União de hoje (6), a Lei nº 14.519 foi aprovada pela Câmara dos Deputados (como PL 2.053/22) no dia 21 de dezembro de 2022 e encaminhada à sanção presidencial.

A data escolhida para a comemoração – 21 de março – é também Dia Internacional contra a Discriminação Racial, marco estabelecido pelas Nações Unidas (ONU) tendo como referência o episódio que ficou conhecido como “Massacre de Shaperville”, em 1960 na África do Sul.

O massacre ocorreu quando cerca de 20 mil sul-africanos protestaram contra a determinação imposta pelo governo da época, de limitar os locais onde a população negra poderia circular.

Em resposta à manifestação que era considerada pacífica, militares da África do Sul atuaram violentamente para reprimir o protesto. Tiros foram disparados contra os manifestantes, resultando na morte de 69 pessoas.

Publicado por Agencia Brasil / Foto: Fabio Pozebom

COMPARTILHAR
PUBLICIDADE FIM DOS POSTS

Related posts

Novo PAC: Caixa e FNDE firmam contrato para obras na educação básica

Redação

Governador do Acre reage contra acusações de Marcelo Bimbi

Redação

Embrapa apresenta maçã de vermelho intenso em feira Internacional em São Paulo

Redação

Deixe um comentário