Manaus Principais Notícias

Hospital de Guarnição de Tabatinga recebe 200 cilindros de oxigênio do Governo do Amazonas

O Governo do Amazonas entregou, no domingo (03/05), com o apoio da Força Aérea Brasileira, 200 cilindros de oxigênio de 10m³ ao Hospital de Guarnição de Tabatinga (HGuT). A unidade também é referência para atendimento de média e alta complexidade para outros municípios do Alto Solimões e precisará realizar reparos na usina de oxigênio.

A aquisição foi feita com recursos do Estado. No sábado, o município já havia recebido 50 cilindros para o hospital e para UPA local e hoje também foi entregue um respirador. No total são cinco respiradores para Tabatinga, que também recebeu 500 testes rápidos e medicamentos.

“Os cilindros permitirão que a usina possa parar pelo menos três dias para reparos. O Hospital de Tabatinga é importante naquela região, pois atende sua população e a de seu entorno”, explicou o secretário executivo adjunto de Atenção Especializada ao Interior da Susam, Cássio Espírito Santo.

Ainda segundo o secretário, após o conserto da usina, os cilindros serão distribuídos a outros municípios, ficando apenas o suficiente para dar suporte ao HGuT.

Neste domingo, foi encaminhando um respirador para Silves. Sábado Itacoatiara recebeu três respiradores para o Hospital José Mendes. Durante a semana, serão entregues testes rápidos e novos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para o interior. Itacoatiara receberá um tanque de oxigênio na próxima terça-feira (05/05).

A secretária de Estado de Saúde do Amazonas, Simone Papaiz, destaca que o suporte dado aos municípios é resultado da união de esforços entre os  governos estadual e federal. Parte dos equipamentos e insumos distribuídos ao interior foi enviada ao Amazonas pelo Ministério da Saúde, e a outra parte é aquisição do Governo do Estado.

Substituição – Com a nova aquisição, a Susam passa a ter 920 cilindros de oxigênio aplicados nos 61 municípios do interior do Amazonas. Segundo o Departamento de Logística da secretaria, o Governo do Estado está finalizando a compra de outros 300 desses equipamentos, o que aumentará para mais de 1.200 a quantidade aplicada no interior.

Em paralelo, como parte do planejamento para o combate à pandemia de Covid-19, a secretaria também está remanejando cilindros da capital para os demais municípios. Isso tem sido possível graças à instalação de tanques estacionários de oxigênio em hospitais e serviços de pronto atendimento de Manaus, permitindo a liberação dos cilindros antes usados nessas unidades.

FONTE SECOM

COMPARTILHAR

Related posts

Líder marubo volta ao Vale do Javari após ação federal

Redação

Ampliação da defesa na fronteira da Amazônia Legal será avaliada

Redação

Cinco milhões de brasileiros já possuem a Nova Carteira de Identidade Nacional

Redação

Deixe um comentário