Image default
ManausPrincipais Notícias

Feira de negócios conecta novos atores e impulsiona desenvolvimento sustentável na região

Conexão com novos parceiros e a ampliação de horizontes para o desenvolvimento sustentável na região amazônica foram os principais sucessos da ExpoAmazônia Bio&TIC, que iniciou na última terça-feira, 28 de novembro, e foi encerrada na noite desta quinta-feira, dia 30, em Manaus (AM).

No total, mais de 40 empresas e organizações de base sustentável marcaram presença nos três dias. Uma delas foi o Instituto CERTI Amazônia, cuja proposta é promover tecnologias para a melhoria da qualidade de vida e o aumento de renda em comunidades.

“A experiência foi muito exitosa, porque recebemos muitos visitantes que não conheciam o trabalho recente que estamos fazendo. Especialmente para bioeconomia, com apoio do empreendedorismo e da Plataforma Digital da Floresta. Esses visitantes foram estudantes, gestores públicos, startups e empresas do Polo Industrial de Manaus [PIM], que vieram conhecer os resultados que já estamos gerando e os impactos que podemos promover para a bioeconomia na Amazônia”, compartilha o diretor geral Marco Antônio Giágio.

Alinhado ao mesmo segmento de bioeconomia, conservação da floresta e economia verde, o Fundo Vale também marcou presença. “Houve um espaço relevante para discutirmos mais sobre o tema de bioeconomia, debater as oportunidades de negócios que existem; também foram momentos valiosos de aprendizado. Os olhos do mundo estão [voltados] para a Amazônia, então há muitas oportunidades de negócios que podem ser feitos, pensando em crescer com a floresta em pé. Considero a experiência muito positiva”, compartilha Camila Maia, analista de gestão de parcerias.

Voltada para o segmento de streaming, no “estilo Netflix”, a Netshow.me é uma empresa manauara e fundada por Rafael Belmonte. O CEO comenta que a oportunidade foi interessante e positiva, não apenas para sua startup, mas também para outros empreendedores.

“Sem dúvidas, o público nos recebeu muito bem. Somos uma empresa que contrata muitas pessoas da região e colabora, ao máximo, para desenvolver esse ecossistema de inovação e empreendedorismo, que vem surgindo. Tudo que pode ser fortalecido e empoderado, temos ajudado, temos colaborado”, detalha.

José Menezes, gerente de mobilização empresarial da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), também elogiou o evento.

“A participação na ExpoAmazônia foi bem positiva para a Embrapii. Houve grande interação com empresas, startups, pesquisadores e outros atores do ecossistema, dialogando sobre inovação em bioeconomia e economia digital. Também foi relevante para divulgar o ‘Inova+’, uma parceria com o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) com foco em bioeconomia florestal, transformação digital e outras áreas estratégicas. Ano passado foi bom. Esse ano, ainda melhor”, qualifica.

Outros participantes da feira de negócios foram o Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife (CESAR), Eneva, UpNetix, Instituto Eldorado, Fundação CERTI, Jornada Amazônia, Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (FIEAM), SASI e o Instituto de Desenvolvimento Tecnológico (INDT).

ExpoAmazônia Bio&TIC 2023

A ExpoAmazônia Bio&TIC é considerado o maior evento de bioeconomia, inovação e tecnologia da Região Norte. Dessa vez com o tema “Tecnologia Sustentável da Amazônia para o Mundo”, o evento gratuito proporcionou uma rica programação em palestras, debates, pitch deck, premiações, maratona de programação, campeonato de e-sports e muito mais.

Vânia Thaumaturgo, presidente do Conselho de Administração da Associação do Polo Digital de Manaus (APDM) e uma das organizadoras da ExpoAmazônia, reiterou a importância do evento para o futuro dos negócios e da própria região.

“De terça a quinta-feira, tivemos a honra de unir diversos atores estratégicos que se interessaram pelas ideias de negócio, projetos e produtos sustentáveis na feira. Não temos dúvidas de que grandes parcerias serão geradas. Agora, é apenas questão de tempo para colhermos os frutos deste incrível encontro”, finalizou. Mais informações sobre o evento estão disponíveis no site, expoamazonia.com, e no Instagram, @expoamazonia.bioetic.

Sobre

A ExpoAmazônia Bio&TIC 2023 é uma realização da Associação do Polo Digital de Manaus (APDM), Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável (Idesam), Governo do Amazonas – por meio da Secretaria de Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti-AM) -, Prefeitura de Manaus – por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi) e Centro de Bionegócios da Amazônia (CBA).

Além de discutir, integrar, consolidar e alavancar os polos de Bioeconomia e de Tecnologia da Informação e Comunicação da região como dois vetores econômicos viáveis e sustentáveis para a manutenção da floresta amazônica e para o desenvolvimento socioeconômico dos povos da Amazônia, a feira vista fortalecer os ecossistemas de Bio&TIC e integrá-los constantemente com os atores dos ecossistemas nacionais e internacionais de inovação.

Fonte: Up Comunicação Inteligente – Emanuelle Aráujo

COMPARTILHAR

Related posts

Níveis dos rios começam a baixar no Rio Grande do Sul, afirma Serviço Geológico do Brasil

Redação

Pesquisa indica aceitação de vacinação infantil nas escolas

Redação

Espetáculo de Natal acontece neste final de semana com entrada gratuita

Redação

Deixe um comentário