Entretenimento Manaus Principais Notícias

Especialista dá dicas de como aproveitar o carnaval com segurança

Após dois anos sem Carnaval, muitos foliões estão ansiosos para as comemorações, blocos de ruas, desfiles de escolas de samba e muito reencontro. No entanto, os cuidados com a saúde devem estar sempre em primeiro lugar, para evitar problemas mais sérios nas semanas seguintes.

Para o médico infectologista Noaldo Lucena, manter cinco cuidados básicos pode preservar a saúde e fazer com que as pessoas tenham a chance de curtir ainda muitos carnavais. Abaixo, o especialista lista quais são esses cuidados:
– Prevenção combinada: é saber que todos estão expostos aos mais diversos riscos e infecções, por isso é importante manter sempre a consciência, estar cercado de pessoas de confiança e, principalmente, deixar claro para eventuais parceiros sexuais que não haverá sexo sem proteção. 

– Usar preservativos internos ou externo em todas as relações sexuais: essa é a única forma segura de prevenir não somente uma gravidez indesejada, mas também uma série de doenças. “Ressalto que grande parte das doenças sexualmente transmissíveis não têm sintomas aparentes e não tem como saber se uma pessoa está ou não infectada, por isso não deve-se abrir mão dos preservativos”, alertou o médico.
– Vacinas em dias: A Hepatite B tem transmissão sexual e Hepatite A também pode ser transmitida sexualmente em algumas circunstâncias. 

– Sexo sem proteção: Caso aconteça sexo sem preservativo, a pessoa deve procurar local para avaliação de uso de profilaxia pós exposição sexual até 72 horas após a prática
Por fim, brincar com responsabilidade. “Todos querem se divertir e aproveitar os momentos de prazer, mas jamais se colocando em risco. Tomando os cuidados necessários, todos poderão aproveitar da melhor forma o retorno do carnaval”, pontuou o especialista. 

Parceria
Noaldo é parceiro do Sindicato dos Servidores do Ministério Público do Amazonas (Sindsemp-AM). Para o presidente do Sindicato, Marlon Bernardo, suas palestras e dicas têm papel fundamental para a colaboração com a saúde não apenas dos 500 servidores do MP-AM, mas da sociedade como um todo. “Ele é didático e preocupado com as pessoas, além de ser reconhecido nacionalmente pelo seu profissionalismo e competência. Tenho certeza que, seguindo esses conselhos, todos terão um carnaval mais seguro e muito mais feliz”.

Por Alessandra Mourão

COMPARTILHAR

Related posts

Sem pauta publicada, CPMI tenta acordo entre governistas e oposição

Redação

Arquiteta e urbanista ressalta que revitalizações em Patrimônios Históricos e Culturais precisam de equipe técnica

Redação

CTNBio aprova biossegurança de vacina contra a dengue

Redação

Deixe um comentário