Brasil Principais Notícias

Encerram nesta quinta-feira (22) as inscrições para a Oficina do Programa de Ações Estratégicas na Bacia Amazônica

Evento, que tem como objetivo fortalecer a gestão integrada de recursos hídricos, será realizado nos dias 27 e 28 de fevereiro

A Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) e a Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA) realizarão, em 27 e 28 de fevereiro, a Oficina Nacional do Programa de Ações Estratégicas na Bacia Amazônica. O evento acontecerá na sede da OTCA, em Brasília, com transmissão ao vivo pela plataforma Zoom. Os interessados em participar podem se inscrever até a próxima quinta-feira (22/02), clicando aqui.

Essa oficina tem o objetivo de fortalecer a gestão integrada de recursos hídricos, ampliar a capacidade das comunidades amazônicas de se adaptarem aos impactos das mudanças climáticas e garantir informações compatíveis em toda a bacia para a tomada de decisões.

 A programação contará com apresentações sobre o Programa de Ações Estratégicas (PAE) do Projeto Bacia Amazônica, assim como as oportunidades e desafios da implementação dessa iniciativa no Brasil. Também serão abordados os resultados dos Diálogos Amazônicos e possíveis contribuições para a implementação do PAE, além do progresso técnico das intervenções do Projeto. Serão discutidos em grupos de trabalho tanto a agenda técnica quanto os desafios para a implantação do PAE, a capacitação em equidade de gênero e aspectos culturais relativos à participação dos povos e comunidades tradicionais da Amazônia na gestão dos recursos hídricos.

Projeto Bacia Amazônica

O Programa de Ações Estratégicas do Projeto Bacia Amazônica apoia os países amazônicos a melhorar a adaptação às mudanças climáticas e a fortalecer a capacidade nacional e a governança regional da gestão integrada de recursos hídricos. Além disso, a iniciativa busca garantir a produção de dados regionais consolidados para melhorar a tomada de decisões e a coordenação das águas da Amazônia, desde as nascentes nos Andes até a foz do rio Amazonas, para promover um ecossistema mais saudável na região.

Mais de 7,8 milhões de pessoas que vivem na bacia Amazônica – 20% do total – já foram beneficiadas pelas ações do Projeto, segundo dados da OTCA e do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA). A ação realizou o monitoramento ambiental integrado de 600 milhões de hectares e estabeleceu autoridades nacionais de água (nos moldes da ANA) na Guiana e no Suriname. Também foram capacitados 1,4 mil profissionais da região e 10 mil membros de comunidades locais na temática da gestão integrada de recursos hídricos.

A iniciativa é financiada pelo Global Environment Facility (GEF) e conta com a atuação do PNUMA, da OTCA e da ANA no âmbito do Brasil.

Jornada da Água 2024 

A oficina é realizada no contexto da Jornada da Água 2024, que prevê uma série de atividades, campanhas e eventos durante todo o ano. O tema apresentado pela ANA para o Dia Mundial da Água deste ano e para nortear as ações da Agência durante 2024 dentro da Jornada – A Água nos Une, o Clima nos Move – foi concebido para sensibilizar a sociedade, os membros da Administração Pública, os atores dos setores de recursos hídricos e saneamento básico, entre outros entes estratégicos para o cuidado com as águas do Brasil. Acesse o hotsite temático da Jornada em: https://jornadadaagua.ana.gov.br

Por: Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA)

COMPARTILHAR

Related posts

Atletas indígenas da Amazônia são promessas de medalhas nas próximas Olimpíadas

Redação

Ipaam investiga derramamento de óleo no igarapé do bairro Gilberto Mestrinho

Redação

Nova edição de Feira do Pirarucu terá 6 toneladas de pescado para venda em Manaus

Redação

Deixe um comentário