Manaus Principais Notícias

Detran-AM orienta pais e responsáveis de alunos na campanha ‘Volta às Aulas’

A campanha ‘Volta às Aulas’ do Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) atingiu 1.300 pais e responsáveis de alunos durante a primeira semana de ações de conscientização. A ação realiza abordagens educativas visando orientar pais e responsáveis sobre o respeito às leis de trânsito na hora de deixar e buscar as crianças nas escolas. Ao todo, seis escolas das zonas leste, sul e centro-sul de Manaus receberam ações, entre segunda (21/01) e esta sexta-feira (25/01). A campanha segue até o dia 15 de fevereiro.

O diretor-presidente do Detran-AM, Rodrigo de Sá, ressaltou a importância da campanha, realizada em parceria com outros órgãos e instituições do sistema nacional de trânsito, atuando de forma integrada e colaborativa.  

“O importante, sobretudo, é chamar a atenção para a necessária observância das normas de trânsito, como por exemplo: não estacionar em fila dupla, não estacionar em local proibido, respeitar a velocidade determinada para a via, principalmente próximo às escolas, além do respeito às faixas de pedestre”, ressaltou Sá.

A gerente de Educação para o Trânsito do Detran-AM, Mitza Brasil, ressalta que a campanha atinge escolas públicas e particulares e terão início ao ano letivo no começo de fevereiro. “Neste primeiro momento a abordagem acontece de forma lúdica e pedagógica com apoio da equipe coordenada pela Gerência de Educação para o Trânsito do Detran, onde são distribuídos materiais educativos, lixeirinhas, garrafinhas de água e uma carta com dicas de segurança dirigidas aos pais”, afirmou Mitza.

Na próxima semana, o Detran-AM irá realizar as  ações de fiscalização e os agentes de trânsito irão intensificar a abordagem, principalmente, em relação aos veículos que realizam transporte escolar. 

Fiscalização – Nas próximas semanas, a campanha segue para uma fase de fiscalização onde a equipe de educação contará com o apoio do Núcleo Especializado em Operações de Trânsito (Neot), notificando motoristas que não obedecerem regras de trânsito ao transportar alunos, o que poderá resultar em medidas punitivas.

Para o professor e pai de aluno José Pacífico, 69 anos, a conscientização é o fator principal para evitar acidentes e o tumulto no trânsito causado pelos veículos em tornos das escolas. “Eu sempre saio um pouco mais cedo de casa para evitar o trânsito, mas é importante que todos tenham consciência e educação na hora de deixar seus filhos, por isso esse trabalho de orientação realizado pelo Detran é tão importante”, reconhece.

Fotos: Bruno Zanardo/Secom
FONTE: Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM): Paulo Bahia Jr. e Naira da Costa

COMPARTILHAR

Related posts

Feira de Produtos Regionais da ADS irá funcionar normalmente neste feriado

Redação

Após fim do velório, corpo de Pelé sai em cortejo por ruas de Santos

Redação

MEC estuda retomar programa voltado para profissionais da educação

Redação

Deixe um comentário