BrasilPrincipais Notícias

Comlurb retira 280 toneladas de gigogas da praia da Barra da Tijuca

Plantas aquáticas foram parar no mar depois de eco-barreira se romper

A Companhia Municipal de Limpeza Urbana (Comlurb) removeu na terça-feira (10), 280 toneladas de gigogas das areias da praia da Barra da Tijuca, zona oeste da cidade. As plantas aquáticas foram parar no mar depois que uma eco-barreira foi instalada na Lagoa da Tijuca, se rompeu, na sexta-feira (6). De acordo com o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), a barreira foi consertada no dia seguinte, mas as gigogas continuam chegando à orla.

A gigoga se desenvolve no meio ambiente aquático contaminado. Ela é conhecida por despoluir as águas, já que suas raízes filtram a matéria orgânica. Ela também auxilia na alimentação e reprodução de diversas espécies aquáticas. Suas raízes são utilizadas como alimento, proteção para pequenos peixes e serve como locais de desova.

O trabalho de limpeza da praia da Barra da Tijuca prossegue nesta quarta-feira (11), porque muitas plantas ainda estão no mar e devem chegar à praia. Uma equipe formada, em média, por 70 garis e apoio de duas pás carregadeiras, quatro tratores de praia, cinco caminhões basculantes, um compactador e um trator esteira faz diariamente a limpeza da areia. O serviço de remoção das gigogas continua enquanto houver plantas encostando na praia.

Publicado por Agencia Brasil / Foto: Tania Alves

COMPARTILHAR
PUBLICIDADE FIM DOS POSTS

Related posts

FAS recebe homenagem da Coca-Cola Brasil por projeto de acesso à água potável na Amazônia

Redação

PF faz busca pessoal em investigação sobre desvio de joias

Redação

Secretaria da Cultura promove noite de celebração do cinema gaúcho em Gramado nesta sexta (22)

Redação

Deixe um comentário