Brasil Principais Notícias

Cinco milhões de brasileiros já possuem a Nova Carteira de Identidade Nacional

Número foi divulgado pelo Ministério da Gestão

Cinco milhões de brasileiros já possuem a nova Carteira de Identidade Nacional, a CIN. Entre esses , estão cerca de 70 mil pessoas com deficiência que fizeram sua CIN e já podem ter uma conta Ouro na Plataforma GOV.BR. Os números fo ram divulgado s nesta quinta -feira (21 /03) pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) . 

“A CIN é muito importante para a segurança pública, para diminuir as fraudes, mas também é fundamental para a inclusão digital das pessoas”, afirma o secretário de Governo Digital, Rogério Mascarenhas. “ Este novo documento é uma porta para mais de 4.200 serviços digitais que estão disponíveis no GOV.BR . É também um caminho para a A dministração P ública ser proativa e atender melhor os cidadãos ”, acrescentou. 

A partir do recebimento do documento impresso, as pessoas já podem acessar o aplicativo do GOV.BR para baixar a CIN em formato digital. O processo é similar ao que já ocorre com a CNH. Após o login, aparece o ícone ‘Carteira de documentos’ na tela inicial, bastando clicar no botão ‘+’, escolher ‘Carteira de Identidade’ e ir em “Adicionar Documento’ para ter acesso à CIN Digital. 

Para facilitar o reconhecimento facial, o MGI atualizou o aplicativo do GOV.BR para possibilitar o uso da câmera traseira dos dispositivos n esse processo. “Desta forma, estamos facilitando o uso para qualquer pessoa que precise de apoio para a captura adequada da foto, como por exemplo, pessoas com deficiência , idosos e também para pessoas com doenças neurodegenerativas, como Parkinson . O GOV.BR facilita a vida das pessoas, mas a transformação digital tem de ser para todos ”, explica Mascarenhas. 

Entre os serviços disponíveis no GOV.BR para pessoas com deficiência estão: 

– Emissão do Certificado da Pessoa com Deficiência; 
– Solicitação para Auxílio-Inclusão à Pessoa com Deficiência; 
– Solicitação de Benefício Assistencial à Pessoa com Deficiência (BPC/LOAS); e 
– Solicitação de participação no Programa Segundo Tempo Paradesporto para pessoas com deficiência (PST). 

A lista completa dos serviços está n o GOV.BR 

Padrão nacional 

Uma das vantagens da CIN é o uso do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) como número único para todas as unidades da federação, o que possibilita um padrão nacional. Desta forma, é possível estruturar cadastros administrativos e ampliar as verificações de Segurança Pública. Antes da CIN, era possível ter um documento por unidade da federação. 

Até o momento, a nova carteira de identidade é emitida em 23 estados e no Distrito Federal. São eles: Acre, Alagoas, Amazonas, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.

Por: Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) 

COMPARTILHAR

Related posts

Polícia prende suspeito de coordenar ataques no Rio Grande do Norte

Redação

Lula: é preciso evitar que conflito entre Israel e Hamas se alastre

Redação

FVS-AM descarta casos suspeitos de coronavírus que estavam sob investigação no Amazonas

Redação

Deixe um comentário