Política Principais Notícias

Brasil participa de reunião de Alto Nível do Mecanismo de Coordenação e Cooperação em Matéria de Drogas da Celac

Encontro contou com a presença de representantes de Estados da América Latina, Caribe e União Europeia

O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), por meio da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas e Gestão de Ativos (Senad), participou da 24ª Reunião de Alto Nível do Mecanismo de Coordenação e Cooperação em Matéria de Drogas Celac-UE (Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos – União Europeia). O evento reuniu autoridades, especialistas e representantes de países da América Latina, Caribe e União Europeia para discutir estratégias de cooperação no combate ao tráfico de drogas e abordar questões relacionadas à redução da oferta e da demanda, com base em evidências científicas e respeito aos direitos humanos.

Durante a reunião, que contou com a participação do presidente da Bolívia, Luis Carlos Arce, foram realizados debates temáticos, abordando questões como lavagem de dinheiro e tráfico de drogas, novos padrões de microtráfico no pós-pandemia, estratégias de prevenção eficazes e cooperação para compartilhar melhores práticas em saúde pública e reinserção social, entre programas e ações de redução da demanda, na perspectiva dos direitos humanos e baseados em evidência.

Representando a Senad, a diretora de Prevenção e Reinserção Social (DPRS), Nara Araújo, participou do segundo painel temático, debatendo os novos padrões de microtráfico pós-pandemia e as estratégias de prevenção eficazes que os países estão desenvolvendo para enfrentá-los.

“O Brasil abordou a questão de gênero na interface entre política de drogas e o Sistema de Justiça Criminal e os desafios de garantir a aplicação da lei no processo de responsabilização de forma proporcional com perspectivas de reinserção social”, afirmou.

A Declaração de La Paz – Cúpula Celac-UE 2024 

Como encaminhamento do encontro, os Estados acordaram a Declaração da Cúpula Celac-UE 2024, que reitera o compromisso conjunto da Comunidade e da União Europeia em abordar questões cruciais que afetam ambas as regiões. No cerne desta declaração está o compromisso mútuo de enfrentar desafios globais complexos, como o combate ao tráfico de drogas e suas ramificações, bem como a promoção do desenvolvimento econômico e social.

O documento abrange ampla gama de compromissos e prioridades compartilhadas, destacando a cooperação em áreas como segurança, comércio, desenvolvimento sustentável e direitos humanos.

Para abordar e contrapor a produção e o tráfico ilícito de drogas, especialmente de cocaína e suas consequências, foi enfatizada a necessidade de fortalecer a cooperação bilateral e internacional. Isso inclui intensificar a colaboração em plataformas operacionais como Empact, Clasi, Europol, Ameripol e Interpol. Além disso, é fundamental aumentar a formação e capacitação técnica para aprimorar as estratégias de combate ao tráfico de drogas, implementar medidas para detectar e reduzir a violência associada a esse tráfico e adotar ações preventivas e policiais para desmantelar grupos criminosos envolvidos nesse comércio.

No que diz respeito ao consumo de substâncias e aos transtornos relacionados, é essencial promover estratégias de saúde pública para atenção, cuidado, reabilitação e reinserção social, com foco especial nas pessoas em situação de vulnerabilidade. Isso inclui investir na formação profissional para qualificar a rede de serviços voltados às demandas por consumo de substâncias, conforme diretrizes internacionais do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) e da Organização Mundial da Saúde (OMS) para tratamento e prevenção do uso de drogas.

Para abordar o vínculo entre as drogas e os crimes ambientais, o documento propõe que haja foco prioritário na análise e no combate aos efeitos negativos dos cultivos ilícitos e da fabricação de drogas no meio ambiente, integrando esforços de desenvolvimento alternativo sustentável. Além disso, é crucial reforçar a cooperação para eliminar definitivamente drogas ilegais apreendidas e substâncias químicas usadas na fabricação ilícita de drogas.

Por fim, para combater outras formas de crime organizado relacionadas ao tráfico de drogas, como lavagem de dinheiro e tráfico de armas de fogo, a Declaração afirma que é fundamental estudar os vínculos entre esses crimes e desenvolver estratégias para combatê-los. Isso inclui reforçar os canais de comunicação entre as autoridades policiais e judiciais para facilitar o intercâmbio de informações sobre movimentos financeiros ilícitos e cooperar na investigação sobre o uso de criptomoedas para lavagem de dinheiro.

Por: Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP)

COMPARTILHAR

Related posts

Sem anunciar concurso público há 10 anos, Ministério Público do Amazonas quer criar 120 cargos comissionados

Redação

Promoção do Sumaúma Park Shopping sorteará um Jepp Renegade zero quilômetro

Redação

Operação da PF investiga invasão a sistemas do Judiciário em janeiro

Redação

Deixe um comentário