Manaus Principais Notícias

Amazonprev adota agendamento eletrônico no retorno do atendimento ao público

A partir desta segunda-feira (20/07), a Fundação Amazonprev passa a adotar o sistema de agendamento eletrônico para todos os seus serviços previdenciários. A data também marca o retorno do atendimento presencial ao público, suspenso por quase quatro meses devido à pandemia causada pelo novo coronavírus.

A novidade foi apresentada à imprensa também nesta segunda, no auditório da instituição previdenciária, no Centro de Manaus, pelo presidente do órgão, André Luiz Zogahib. A secretária de Administração do Estado e presidente do Conselho de Administração da Amazonprev, Inês Carolina Simonetti, também participou do lançamento do serviço.

Com a medida, os aposentados e pensionistas vão comparecer à sede da Fundação já com a documentação necessária em mãos e no horário marcado para o atendimento. “Desta forma também contribuímos para evitar aglomeração de pessoas e, assim, minimizamos os riscos de contaminação dos segurados e servidores pelo vírus do Covid-19”, informou o presidente da Amazonprev, André Luiz Zogahib.

Para ter acesso, os beneficiários devem acessar o link de Agendamento, disponível no site www.amazonprev.am.gov.br. O primeiro passo é a realização de um cadastro e a criação de senha para visualizar os serviços disponíveis e confirmar o atendimento. Na sequência, o usuário deve escolher a data e hora em que deve comparecer à sede da Amazonprev.

“Os segurados devem estar atentos aos documentos obrigatórios a serem apresentados para o serviço solicitado, evitando, desta forma, a impossibilidade de prosseguir com o atendimento presencial”, alerta Zogahib.

Pelas estatísticas da Gerência de Previdência da Amazonprev, serviços como a pensão por morte, Certidão de Tempo de Contribuição (CTC) e revisão de aposentadoria ou pensão lideram o ranking dos benefícios mais solicitados. Para requerer pensão, por exemplo, a documentação depende do grau de parentesco do segurado falecido com o beneficiário, seja cônjuge, companheira(o) ou filhos.

Já para a CTC, o requerente é obrigado apresentar a ficha funcional, ato de ingresso no serviço público (decreto ou portaria), ato de exoneração e ficha financeira do período de exercício no serviço público. Esses documentos devem ser solicitados ao órgão de origem do servidor e apresentados à Amazonprev após, é claro, a realização do agendamento eletrônico.

Avanços – André Luiz Zogahib destacou, durante o lançamento do sistema de agendamento eletrônico, que o Governo do Amazonas dá um salto qualitativo rumo ao uso de ferramentas tecnológicas criadas para facilitar o atendimento de aposentados e pensionistas. “É significativo a utilização da tecnologia em favor da melhoria e oferta de serviços aos nossos segurados”, ponderou o presidente da Amazonprev.

A titular da Sead, Inês Simonetti, vê vantagens na iniciativa de se criar recursos que possibilitam, de forma automática, os diversos serviços previdenciários disponíveis pela instituição previdenciária do Amazonas. “É a Amazonprev trazendo a tecnologia para dentro do Governo do Estado por meio da prestação de serviços com celeridade, qualidade e credibilidade”, elogiou.

Consultas – Para os casos de dúvidas, a Amazonprev disponibiliza seus canais de comunicação ao público: Central de Atendimento (3627-3401 e 3627-3421); Fale Conosco (3627-3424) ou pelo email protocolo@amazonprev.am.gov.br.

Cuidados – Após o agendamento eletrônico, o interessado deve comparecer à Fundação Amazonprev observando as regras:

• É obrigatória a apresentação da documentação completa solicitada para o atendimento

• A entrada será exclusiva para o usuário agendado e que esteja usando máscara de proteção

• Acompanhantes só serão permitidos para idosos, pessoas com necessidades de locomoção ou menor de idade

• Respeitar as regras de distanciamento

• Seguir orientações de higiene ao adentrar a instituição

• Chegar, no máximo, cinco (5) minutos antes do horário agendado. Não se antecipe no horário. Para manter a segurança, o número de assentos na área de espera está reduzido

FONTE: Assessoria de Comunicação da Fundação Amazonprev

COMPARTILHAR

Related posts

PF faz busca pessoal em investigação sobre desvio de joias

Redação

Conheça as regras para participar do Desenrola Brasil

Redação

Pesquisa indica aceitação de vacinação infantil nas escolas

Redação

Deixe um comentário