Manaus Principais Notícias

Maternidades da Susam mantêm selo de ‘Hospital Amigo da Criança e da Mulher’

O Ministério da Saúde reconheceu as ações de melhorias que a atual gestão da Secretaria de Estado de Saúde (Susam) vem realizando e manteve o selo de Hospital Amigo da Criança (Ihac) e da Mulher das sete maternidades estaduais do Amazonas nesta quinta-feira (12/03).

Dentre os critérios, que compõem os “Dez Passos para o Sucesso do Aleitamento Materno”, para que as unidades recebam o selo Ihac, estão: ter uma norma de aleitamento materno, capacitar as equipes, encorajar a amamentação sob livre demanda e ajudar as mães na amamentação 30 minutos após parto.

“Nossas maternidades do Estado já eram credenciadas, e passamos por novas avaliações. Hoje estamos todas habilitadas e mantivemos o título. Os avaliadores chegaram na segunda-feira (09/03) e fizeram um cronograma de visitas, entrevistaram usuários, profissionais e cooperados na iniciativa. É um trabalho de equipe que gera excelência”, destacou a coordenadora estadual de Saúde da Criança, Rhamilly Amud.

A primeira unidade a receber o título foi a Maternidade Alvorada, em 2003, e mantém o título por 17 anos. As demais maternidades se tornaram “amigas da criança” em 2005 e 2007. 

“Muito nos orgulha manter esse título. Uma das avaliadoras do Ministério da Saúde afirmou que temos muito o que comemorar, pois alguns municípios e estados perderam o título e nós, no Amazonas, somos exemplo para todo o Brasil”, contou Rhamilly.


IHAC – A Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC) foi lançada em 1991 e se baseia na adesão dos “Dez Passos” e no Código de 1981 da Organização Mundial de Saúde (OMS) para Comercialização de Substitutos do Leite Materno.

O principal objetivo da Ihac é promover e apoiar o aleitamento materno. A iniciativa também fornece recursos, dependendo do tamanho da unidade de saúde, além de uma placa de reconhecimento. 

“Para você manter um título é muito difícil, porque tem que ter as boas práticas do parto e nascimento e de neonatologia continuamente. Quando se perde um título, não se consegue mais, então esse é um título muito importante”, afirmou a coordenadora de Saúde da Criança.

Dez passos para ser ‘amigo da criança’

1 – Ter uma norma escrita sobre aleitamento materno, que deve ser rotineiramente transmitida a toda a equipe do serviço.

2 – Treinar toda a equipe, capacitando-a para implementar essa norma.

3 – Informar todas as gestantes atendidas sobre as vantagens e o manejo da amamentação.

4 – Ajudar a mãe a iniciar a amamentação na primeira meia hora após o parto.

5 – Mostrar às mães como amamentar e como manter a lactação, mesmo se vierem a ser separadas de seus filhos.

6 – Não dar a recém-nascido nenhum outro alimento ou bebida além do leite materno, a não ser que tenha indicação clínica.

7 – Praticar o alojamento conjunto – permitir que mães e bebês permaneçam juntos 24 horas por dia.

8 – Encorajar a amamentação sob livre demanda.

9 – Não dar bicos artificiais ou chupetas a crianças amamentadas.

10 – Encorajar o estabelecimento de grupos de apoio à amamentação, para onde as mães devem ser encaminhadas por ocasião da alta hospitalar.

FOTOS: Divulgação/Susam
FONTE: Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado de Saúde (Susam)

COMPARTILHAR
PUBLICIDADE FIM DOS POSTS

Related posts

Marcha das Margaridas ocupa ruas de Brasília

Redação

Laboratório móvel com experimentos de robótica e impressora 3D fortalece ensino na sala de aula

Redação

Manu Bahtidão em alta: cantora brilha em seu momento de ascensão

Redação

Deixe um comentário