Agenda cultural Manaus Principais Notícias

‘Todo Mundo é Dramaturgo’ é proposta de oficina do projeto ‘Pitiú Textual das Artes: Jovens Artistas’

Com a proposta de que qualquer pessoa tem potencial para criar histórias para o palco, o ator, diretor e dramaturgo Adanilo conduz a oficina on-line “Todo Mundo é Dramaturgo”, no período de 12 a 16 de abril, segunda a sexta-feira, das 13h30 às 15h30 (horário de Manaus). A formação é gratuita e integra a programação do projeto “Pitiú Textual das Artes: Jovens Artistas”. As inscrições estão abertas em https://cutt.ly/OficinaAdanilo.

Com duração de 10 horas, ao longo de cinco aulas, “Todo Mundo é Dramaturgo” tem foco na escrita de peças teatrais. A oficina é aberta a todos os públicos, sobretudo aos jovens interessados em Artes Cênicas. Conforme Adanilo, a formação tem como ponto de partida as experiências e percepções pessoais dos participantes, buscando daí levá-los a conhecer mais a fundo a linguagem e a escrita do teatro, e a desenvolver suas próprias narrativas voltadas para o palco.

“A oficina será pautada a partir das vivências e as formas de observar o mundo dos alunos, com exercícios de escrita e imaginação, e leituras-debates de trechos das importantes obras dramatúrgicas do Brasil e do mundo”, antecipa o mediador, que irá conduzir a formação de São Paulo, onde hoje atua nas filmagens da série “Segunda Chamada”.

Inscrições

As inscrições para a oficina “Todo Mundo é Dramaturgo” são gratuitas e podem ser feitas mediante formulário on-line disponível em https://cutt.ly/OficinaAdanilo. As submissões devem ser enviadas até o meio-dia do dia 11 de abril, domingo. A formação é limitada a 20 participantes. Os inscritos selecionados receberão e-mail de confirmação com link e instruções para acesso à sala virtual da atividade na plataforma Zoom.

Quem é

Adanilo é indígena manauara, ator, dramaturgo e diretor. Tem formação técnica em Rádio e TV e na Escola Técnica de Teatro Martins Penna, no Rio de Janeiro.

No cinema, faz parte do elenco do longa-metragem “Marighella”, direção de Wagner Moura e produção da O2 Filmes. Em 2019 trabalhou como ator nos longas “Oeste Outra Vez”, de Erico Rassi; “Noites Alienígenas”, de Sérgio de Carvalho; e “Anaíra”, dirigido por Sérgio Machado; todos em fase de finalização. Atualmente filma a segunda temporada da série “Segunda Chamada”, produção da O2 Filmes e Rede Globo.

É diretor do Teatro Galeroso, onde desenvolve trabalhos em cinema e teatro. Em sua carreira, trabalhou com importantes companhias de Manaus, entre elas Teatro Experimental do Sesc (Tesc), Grupo Origem, Cia Apareceu a Margarida e Cês em Cena.

Em 2012, em Manaus, foi sócio fundador da produtora de artes integradas Artrupe Produções, desenvolvendo as funções de produtor, ator e/ou dramaturgo. Em 2015, no Rio de Janeiro, ajudou a criar a Casa 407 Companhia de Teatro, pesquisando a linguagem do teatro de rua e a palhaçaria.

Projeto

O “Jovens Artistas” é um projeto on-line com foco em arte, formação e ideias, protagonizado por artistas de Dança, Teatro, Artes Visuais, Literatura e Performance do Amazonas. A iniciativa promovida pelo Pitiú Textual das Artes tem oficinas, bate-papos e performances em torno de temáticas e linguagens do fazer artístico contemporâneo. As atividades virtuais e gratuitas acontecem de 29 de março a 24 de abril.

A programação completa e outras informações sobre o projeto podem ser obtidas no site Pitiú Textual das Artes (medium.com/pitiutextualdasartes) e perfis no Facebook (@pitiutextual), Instagram (@pitiu_textual) e Twitter (@pitiutextual).

O projeto “Pitiú Textual das Artes: Jovens Artistas” foi contemplado pelo edital emergencial Prêmio Feliciano Lana – Lei Aldir Blanc e conta com o apoio do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, e do Governo Federal, por meio da Secretaria Especial da Cultura.

Pitiú Textual

O Pitiú Textual das Artes (medium.com/pitiutextualdasartes) é um site voltado à difusão de informações, ideias e experiências relacionadas aos cenários de Dança, Teatro e Performance de Manaus e de outros centros do circuito artístico brasileiro. O projeto é uma iniciativa do artista Francisco Rider e do jornalista Jony Clay Borges.

SERVIÇO: OFICINA “TODO MUNDO É DRAMATURGO”, COM ADANILO

Data: De 12 a 16 de abril, segunda a sexta-feira

Horário: Das 13h30 às 15h30 (Manaus) / 14h30 às 16h30 (Brasília)

Inscriçõeshttps://cutt.ly/OficinaAdanilo

SERVIÇO: PROJETO “PITIÚ TEXTUAL DAS ARTES: JOVENS ARTISTAS”

Datas: De 29 de março a 24 de abril

Acesso: Gratuito para todas as atividades

Informações: Site Pitiú Textual (medium.com/pitiutextualdasartes) e perfis no Facebook (@pitiutextual), Instagram (@pitiu_textual) e Twitter (@pitiutextual)

Por Jony Clay Borges

COMPARTILHAR

Related posts

Polícia Federal prende ex-diretor-geral da PRF Silvinei Vasques

Redação

Governo cria grupos de trabalho para tratar da Carteira de Identidade Nacional

Redação

Bloco pra Frente acontece nesse domingo 10 de Março

Redação

Deixe um comentário