EntretenimentoManausPrincipais Notícias

Soufflé de Bodó circula com o projeto ‘Redescobrindo o Dom’ nas escolas de Manaus

Programação segue até sexta-feira (17/10) com leitura do livro “Dom Quixote de la Mancha” e jogos teatrais

A companhia de teatro Soufflé de Bodó está em circulação pelas escolas de Manaus com o projeto “Redescobrindo o Dom”. A programação se estende até sexta-feira (17/10), com apresentações em mais quatro instituições de ensino e a proposta de redescobrir a leitura, construir e adaptar a dramaturgia do escritor espanhol Miguel de Cervantes para os dias atuais através das brincadeiras populares. 

A estreia aconteceu na Escola Municipal Mário Lago, bairro no Nova Cidade; e segue durante esta semana para a Escola Estadual Augusto Carneiro dos Santos, no São Geraldo; Escola Municipal Antonia Medeiros da Silva, no Tarumã-Açu; Escola Municipal Abílio Nery, em Flores; e Escola Municipal Prof Roberto dos Santos Vieira, no Distrito Industrial.

“A proposta desse projeto é integrar e descentralizar as atividades culturais, o critério para a escolha das escolas foi chegar onde existe dificuldade de acesso à cultura”, afirma Denis Carvalho, ator e coordenador de produção da atividade pedagógica.  

“É uma iniciativa extremamente relevante para o contexto atual, onde as tecnologias digitais transformaram a forma como as crianças se relacionam com o mundo”, pontua o artista. 

O “Redescobrindo o Dom” visa a criatividade, a imaginação e principalmente a participação das crianças dentro do projeto, através de leituras do livro “Dom Quixote de la Mancha”, do espanhol Miguel de Cervantes e com jogos teatrais.

“Quando o Dom Quixote vem com essa narrativa de passar por várias aventuras é o momento que os jogos teatrais entram inteiramente dentro desse projeto. A criançada vai se divertir e vamos descobrir muitos Dom e Sancho Pança”, comenta Denis Carvalho. 

“É uma ligação direta com o lúdico, com a imaginação do público. O diferencial do espetáculo também é a acessibilidade, com o intérprete de Libras”, completa o ator.

Francis Madson assina a direção de “Redescobrindo o Dom”, com Amanda Magaiver na produção executiva. A equipe tem ainda Stones na customização de figurino, Meire Marques na fabricação de cartola, Paulo Tarso como designer e Manuella Barros na assessoria de imprensa.

A ação foi contemplada pela Lei Paulo Gustavo, com recursos do Governo Federal – União e Reconstrução, por meio do Ministério da Cultura, Conselho Municipal de Cultura (Concultura), e Prefeitura de Manaus, via  Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult). 

Soufflé de Bodó

No teatro amazonense desde 2013, a companhia é uma união de artistas com experiência na criação, direção e atuação, que se juntam para realizar espetáculos de teatro que tenham como foco o homem amazônico e dramaturgias autorais.

Entre os trabalhos realizados pelo grupo estão “Casa de Franciscos”, “Quem Nasce Antônio é Rei”, “Herói”, “Dragão de Macarapana”, “Curuminzado”, “Mãe – In Loco”, “Remontagem”, “Banho de Cavalo”, “Curta Metragem” e “Alice Músculo +2”.

A Soufflé de Bodó cria e executa eventos culturais na cidade e gerencia o Jandira Theater Move, primeiro teatro container itinerante da região norte, com 22 lugares. O grupo atua em Manaus e em Iranduba, às margens do rio Solimões, na comunidade de Jandira.

Toda programação da companhia está disponível no Instagram (@souffledebodo).


Fonte: Manuella Barros – FOTOS: Amanda Magaiver

COMPARTILHAR
PUBLICIDADE FIM DOS POSTS

Related posts

Mc Don Juan apresenta “A Semana Inteira”

Redação

Nova testemunha chave podem causar reviravolta em ‘Caso Flávio’

Redação

Governo pedirá explicações aos Estados Unidos por tratamento degradante a brasileiros deportados

Redação

Deixe um comentário