Manaus Principais Notícias

Serviços essenciais são mantidos durante o feriado desta sexta-feira (15/11)

Os órgãos da administração estadual não irão funcionar durante o feriado desta sexta-feira (15/11), dia da Proclamação da República. O Governo do Amazonas informa que os serviços essenciais nas áreas de saúde e segurança pública, no entanto, não serão afetados.

De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (Susam), as 26 unidades de urgência e emergência atenderão normalmente, em plantão de 24 horas entre os dias 15 e 17 de novembro. Estarão funcionando os sete prontos-socorros, incluindo os infantis, as sete maternidades, os nove Serviços de Pronto Atendimento (SPAS), as duas Unidades de Pronto Atendimento (UPA): Campos Sales, no bairro Tarumã e José Rodrigues, na Cidade Nova; além do serviço de emergência do Centro Psiquiátrico Eduardo Ribeiro.

Os SPAS e UPAS possuem infraestrutura para o atendimento de urgências e emergências de baixa complexidade, como mal-estar súbito, pequenos ferimentos, dor de cabeça, vômitos, entre outros.  Os casos mais graves serão encaminhados para os prontos-socorros e maternidades.

Nas unidades que atendem serviços ambulatoriais agendados, como o Centro de Atenção à Melhor Idade (CAIMI), Centro de Atenção Integral à Criança (CAIC), policlínicas e fundações os serviços retornam na segunda-feira (18/11), a partir das 7h.

Hemoam – Durante o feriado os atendimentos ambulatorial e laboratorial da Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Estado do Amazonas (Hemoam) não vão funcionar. O retorno às atividades será na segunda-feira (18/11), quando também retorna o posto de coleta de sangue da Maternidade Ana Braga, na zona leste. No sábado (16/11) a coleta no Hemoam funciona regularmente. Os serviços de assistência hospitalar e urgência da unidade funcionarão normalmente, também no feriado.

Segurança – Os 1º, 6º, 12º, 14º e 19º Distritos Integrados de Polícia (DIPs), que funcionam como Centrais de Flagrantes e em regime de plantão 24 horas, contarão com reforços de mais investigadores e escrivães no feriado.

A Delegacia Especializada em Crimes contra a Mulher (DECCM), onde funciona o plantão de vulneráveis, na zona centro-sul da capital; a Delegacia Especializada em Apuração de Atos Infracionais (DEAAI), zona centro-oeste; a Delegacia de Proteção à Criança e Adolescente (Depca), zona centro-sul; e a Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS), na zona leste de Manaus, também funcionam em regime de plantão 24 horas, com delegados, escrivães e investigadores.

O 9º DIP (zona leste), o 10º DIP, a Delegacia Especializada em Roubos e Furtos de Veículos (Derfv) e a Delegacia Especializada em Roubos, Furtos e Defraudações (Derfd), todas na zona oeste de Manaus, irão funcionar com plantões de 24 horas para registro de Boletins de Ocorrência.

Educação – As escolas de Manaus e também do interior do Estado, vinculadas à Secretaria de Estado de Educação e Desporto terão funcionamento suspenso na sexta-feira. As aulas retornam na segunda-feira (18/11).

Cultura – Os espaços culturais administrados pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa também terão horários de funcionamento diferenciados. No Teatro Amazonas a visitação na sexta-feira (15/11) acontecerá das 9h às 14h, com entrada gratuita para amazonenses (mediante documento que comprove a naturalidade) e venda de ingressos para demais visitantes. Às 20h abrirá com o espetáculo “Parabéns Senhor Presidente”, com Christine Fernandes e Danielle Winits.   

Os centros culturais Palácio da Justiça (avenida Eduardo Ribeiro, 901, Centro) e Palácio Rio Negro (avenida Sete de Setembro, 1546, Centro) abrirão para visitação das 9h às 14h.

Os centros culturais Usina Chaminé e Povos da Amazônia não abrirão para visitação no feriado. À noite, a partir das 19h, o Usina Chaminé (avenida Manaus Moderna, s/nº, Centro) abrirá para o evento “Pirarucurta – Festival Audiovisual Universitário”.

Outros espaços – Os teatros Gebes Medeiros e da Instalação, e o Cineteatro Guarany também estarão fechados no feriado. O Palacete Provincial (Praça Heliodoro Balbi, s/nº, Centro) e o Museu Casa Eduardo Ribeiro (rua José Clemente, 322, Centro) funcionarão das 9h às 15h. Já o Museu do Seringal funcionará de 9h até 15h30. O Museu do Homem do Norte, situado no Centro Cultural dos Povos da Amazônia, não abrirá.

A Galeria do Largo e a Casa das Artes, ambas no entorno do Largo de São Sebastião, funcionarão das 15h às 20h. As bibliotecas não abrirão no feriado.

Cidadania e emprego – As unidades de Pronto Atendimento ao Cidadão (PAC), administradas pela Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), não funcionarão no feriado, retornando na próxima segunda-feira (18/11), em horário de funcionamento normal em todo o Estado, das 8h às 17h.

O Sistema Nacional de Emprego no Amazonas (Sine-AM), vinculado à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, não abrirá nesta sexta-feira. O atendimento normal retorna na segunda-feira (18/11).

COMPARTILHAR

Related posts

UEA antecipa formatura de médicos, enfermeiros e farmacêuticos que poderão atuar no enfrentamento ao novo coronavírus Formandos que aderirem à colação em caráter especial servirão à saúde pública por 180 dias

Redação

Hospital público de Rondônia fará transplante de tecido ósseo

Redação

Unidades básicas de São Paulo intensificam ações de saúde da mulher

Redação

Deixe um comentário