Manaus Principais Notícias

Serviço de Ortopedia da FHAJ realiza Treinamento Intensivo com residentes finalistas

Objetivo é prepará-los para a participação no 48º Exame de Obtenção do Título de Especialista (TEOT)

O Serviço de Ortopedia e Traumatologia da Fundação Hospital Adriano Jorge (FHAJ), vinculada à Secretaria de Estado de Saúde (Susam), iniciou, nesta sexta-feira (01/02), o 9º Treinamento Intensivo Pré-SBOT (TIPS) para os residentes finalistas visando a  participação no 48º Exame de Obtenção do Título de Especialista (TEOT), que ocorre em Campinas (São Paulo), de 21 a 23 de março. O exame é realizado pela Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT). Em 2019, a FHAJ estará participando com quatro residentes que estão concluindo o Programa de Residência Médica em Ortopedia e Traumatologia.

Segundo o Supervisor do Programa de Residência Médica em Ortopedia e Traumatologia da FHAJ, Nilton Orlando, este é o nono ano que a Fundação está habilitada a enviar residentes para o exame. “Nas últimas edições, o exame passou a se constituir de prova escrita, prova oral, exame físico e de atitudes, além da prova de habilidades e de anatomia aplicada”, disse Nilton Orlando. “Desenvolvemos o treinamento intensivo, o TIPS, conforme ocorre o exame nacional”, destacou.

A diretora-presidente da FHAJ, Christianny Sena, disse que o objetivo é formar especialistas para atender a população do estado. “A FHAJ tem dado sua contribuição para o enfrentamento do problema e tem feito isto com padrão de excelência, como têm demonstrado os resultados anuais do TEOT”, disse. 

Etapas – Conforme a SBOT, a prova escrita tem 100 questões com respostas de múltipla escolha (quatro alternativas), com duração de três horas e meia. No exame oral, são apresentadas situações clínicas para arguição do candidato por dois examinadores, durante aproximadamente duas horas.

O exame físico e de atitudes traz cinco situações para arguição e tem duração de meia hora, com participação de voluntários que atuam como pacientes. O exame de habilidades apresenta cinco situações práticas ao candidato, para que demonstre técnica cirúrgica, em meia hora. Para habilitar-se previamente para o exame, o candidato deve apresentar artigo científico formatado conforme as regras do edital do 48º TEOT.

ASSUNTO: 9º TREINAMENTO  INTENSIVO PRÉ-SBOT

DATA: Dia 01/02 (Sexta-feira)

·  8 – 11h – Prova de Habilidades (manhã)

·  14 – Prova de Exame Físico  (tarde)

Dia 02/02 – (Sábado)

·  9 – 11h – Prova Escrita – Auditório FHAJ

·  14h – Prova Oral – Auditório FHAJ

LOCAL: Fundação Hospital Adriano Jorge (FHAJ) – Av. Carvalho Leal, 1777 – Cachoerinha  

____________________________

FONTE: Roseane Mota/ Lúcio Pinheiro – Secretaria de Estado da Saúde – SUSAM

COMPARTILHAR

Related posts

Vaca louca: confirmado que caso recente é atípico

Redação

Ministério das Comunicações e embaixada dos EUA trocam experiências em telecomunicações

Redação

Amazonas Energia recebe Central Única das Comunidades e líderes comunitários para esclarecer informações sobre o Sistema de Medição Centralizada (SMC)

Redação

Deixe um comentário