Manaus Principais Notícias

Saiba o que fazer em casos de importunação e violência sexual durante o carnaval

Entre os canais disponíveis para denúncias estão o disque 190, 180 e 181, da Central de Atendimento à Mulher, além de qualquer posto policial e da Delegacia Especializada em Crimes contra a Mulher; a Sejusc dispõe do Serviço de Apoio Emergencial a Mulher para orientar a população

Mulheres vítimas de importunação e violência sexual no período do carnaval podem realizar denúncias por meio de diferentes canais. Para orientar sobre como proceder em casos de violência sexual, a Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) preparou uma série de instruções de conscientização para o período. 

Ser constrangido a presenciar, manter ou participar de uma relação sexual não desejada, com atos de intimidação, ameaça, coação e até mesmo com o uso da força são formas de violência sexual previstas na Lei 11.340. Já a importunação sexual acontece quando alguém pratica um ato libidinoso contra o outro sem o consentimento dessa pessoa, com o objetivo de satisfazer o próprio desejo ou de terceiros, neste caso, o agressor pode até não chegar a tocar na vítima, mas a constrange e comete o crime previsto na Lei 13.718/18.

Entre os canais disponíveis para denúncias estão o disque 190, 180 e 181, da Central de Atendimento à Mulher, além de qualquer posto policial e da Delegacia Especializada em Crimes contra a Mulher (DECCM).

De acordo com Márcia Alamo, secretária executiva de Políticas para Mulheres da Sejusc, quanto mais rápida for feita a denúncia, maiores são as chances de identificar e punir o agressor. 

“A ajuda nesses casos deve ser buscada em caráter emergencial. Primeiro, você procura a autoridade policial mais próxima e relata o que aconteceu com o máximo de detalhes. Se não encontrar, recomendo ligar para o 190 e depois ir até uma delegacia”, explica a secretária. “O Serviço de Apoio Emergencial a Mulher, que faz parte da Secretaria Executiva de Politicas Públicas para Mulheres da Sejusc também pode ajudar na orientação”.

É importante denunciar – Realizar denúncias de casos de importunação sexual é importante para o combate eficaz do crime. Para a secretária titular da Sejusc, Caroline Braz, registro oficial dos casos auxilia na criação de politicas públicas.

“É a partir da denúncia oficial que o poder público vai registrar a ocorrência e ter uma estatística do problema para que sejam criadas politicas públicas de combate a esses casos. Além disso, o ato da denuncia auxilia na quebra da impunidade e é um direito que pode ser exercido por qualquer cidadão”. 

Orientação – Para quem deseja orientação sobre como proceder em casos de importunação e violência sexual, a Sejusc dispõe do Serviço de Apoio Emergencial a Mulher (SAPEM), com anexos localizados na Delegacia Especializada em Crimes Contra a Mulher, na avenida Mário Ypiranga, n° 3395, e na rua Nossa Senhora da Conceição, s/n, bairro Cidade de Deus. 

O SAPEM integra a Rede de Atenção em Defesa dos Direitos da Mulher e atua diretamente no combate e enfrentamento à violência doméstica e familiar, mas também pode ajudar na orientação em casos de importunação e violência sexual, que podem ocorrer nas festividades de carnaval.

COMPARTILHAR
PUBLICIDADE FIM DOS POSTS

Related posts

Capacidade de geração de energia eólica deve bater recorde neste ano

Redação

Grupo de pagode Benzadeus assina com a Som Livre e lança álbum em fevereiro

Redação

Parcelamento de dívidas com o FGTS tem novas regras

Redação

Deixe um comentário