Entretenimento Principais Notícias

Projeto de educação musical leva inclusão para alunos com deficiência em Manaus

Mais de 150 crianças e adolescentes com deficiência foram beneficiados pelo projeto “A música nas escolas públicas de atendimento especial: uma ferramenta de transformação social”. Idealizado pelo educador e músico Abner Viana e pelo produtor executivo, Pablo Araújo, a iniciativa utiliza a música como instrumento de inclusão pedagógica e social em colégios de educação especial de Manaus (AM).

Formado em Música pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA), com experiência docente no Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro, pós-graduação em Neuropsicopedagogia e Psicanálise Clínica, além de mestrado em Letras e Artes, Abner Viana, conta que o programa é fruto da percepção sobre o baixo índice de educação musical nas escolas públicas de educação especial.

“O projeto nasce de uma necessidade de levar a música, não apenas às escolas públicas tradicionais, mas também àquelas que são voltadas para crianças e adolescentes deficientes”, explica Abner.

“E de qual maneira poderíamos levar isso [educação musical]? Através de ações em sala de aula, que foram embasadas a partir de teorias neuropsicopedagógicas, da música como terapia, e do apoio do professor”, complementa.

Entre março e maio de 2024, a iniciativa foi realizada na Escola Estadual Augusto Carneiro dos Santos, Escola Estadual Manoel Marçal de Araújo e Escola Estadual Diofanto Vieira Monteiro

Por meio de ações em sala de aula, o projeto beneficiou mais de 150 alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), síndrome de Down, paralisia cerebral, cegueira, surdez e outras deficiências.

As dinâmicas musicais foram formuladas para incentivar a expressão individual de cada estudante, trabalhando a autonomia, criatividade e concentração. A iniciativa explorou diversos gêneros musicais, incluindo o tradicional “beiradão”, feito com ritmos regionais da Amazônia. Também ofereceu acesso a uma variedade de instrumentos musicais: de sopro, percussão, corda e tecla, além de instrumentos orgânicos criados em conjunto.

O projeto “A música nas escolas públicas de atendimento especial” realizou ainda seminários e produziu registros audiovisuais legendados, e traduzidos em Libras, disponibilizados no canal: https://www.youtube.com/@windsavner4691. O objetivo é compartilhar as experiências e inspirar a criação de outras propostas semelhantes.

Em breve, o programa iniciará sua segunda fase, com a mesma linha de ação e com foco em beneficiar ainda mais alunos. “O objetivo de tudo isso é tornar a vida desses jovens mais inclusiva, de uma maneira que eles possam se expressar da forma que desejam. Isso vai influenciar, diretamente, na qualidade de vida de cada um e na sociedade”, finaliza Abner.

O projeto “A música nas escolas públicas de atendimento especial: uma ferramenta de transformação social” é contemplado pelo Edital nº 005/2023 – Manaus Identidade Cultural Demais Linguagens, da Prefeitura de Manaus, através da Lei Paulo Gustavo. 

Fonte: Up Comunicação Inteligente – Emanuelle Aráujo

COMPARTILHAR
PUBLICIDADE FIM DOS POSTS

Related posts

Força Nacional será enviada ao Acre para apoiar combate às queimadas

Redação

Rosa Weber promete análise de marco temporal no primeiro semestre

Redação

Nova feira de produtos regionais e orgânicos começa nesta quinta na Zona Norte de Manaus

Redação

Deixe um comentário