Brasil Principais Notícias

Programa Nacional de Processo Eletrônico traz agilidade e transparência à administração pública

Decreto que institui a iniciativa foi publicado nesta quarta-feira (13/3) e tem potencial de aprimorar procedimentos em estados e municípios

Foi publicado no Diário Oficial da União desta quarta-feira (13/3), o Decreto nº 11.946 , que institui o Programa Nacional de Processo Eletrônico (ProPEN). O objetivo é promover a adoção do um modelo mais ágil e transparente de processo administrativo nos estados, municípios e no Distrito Federal.

Entre as diretrizes do ProPEN estão o uso do meio eletrônico para autuação, tramitação e gestão de processos administrativos, de modo a estimular a transformação digital e a inovação na gestão.

Além disso, o programa pretende ampliar a disseminação da transparência na administração pública e promover a sustentabilidade por meio da racionalização dos insumos necessários à produção de processos administrativos. A simplificação das rotinas, com aumento da eficiência do Estado e melhoria dos serviços prestados ao cidadão também estão listados entre os benefícios do ProPEN.

Os estados e o Distrito Federal poderão participar do programa por meio de acordo de adesão com o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, que deverá ser firmado pelos governadores dos estados e do Distrito Federal.

O Ministério da Gestão oferece aos estados as soluções informatizadas do ProPEN para uso e distribuição aos municípios de sua área territorial e poderá, excepcionalmente, oferecer as soluções informatizadas aos municípios e consórcios públicos intermunicipais, de acordo com a conveniência, oportunidade e capacidade de atendimento ao objetivo do programa.

Por: Planalto

COMPARTILHAR

Related posts

Comlurb retira 280 toneladas de gigogas da praia da Barra da Tijuca

Redação

MEC e UFMA lançam curso gratuito e autoinstrucional destinado à qualificação de preceptores em saúde

Redação

Flamengo é superado pelo Olimpia e dá adeus à Libertadores

Redação

Deixe um comentário