Brasil Principais Notícias

Prêmio ANP de Inovação Tecnológica: projeto vencedor inicia fase piloto e de implantação

Diretor Daniel Maia Vieira representeou a ANP na cerimônia sobre a tecnologia Hisep, realizada nesta terça-feira (20/2)

O diretor da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), Daniel Maia Vieira, participou da cerimônia sobre o início da fase piloto e de implantação da tecnologia Hisep, realizada ontem (20/2), no Centro de Pesquisas da Petrobras (Cenpes), no Rio de Janeiro. A etapa de-risking do Hisep foi a vencedora da Categoria V da edição de 2023 do Prêmio ANP de Inovação Tecnológica, que tem como objetivo reconhecer projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) que utilizem recursos da Cláusula de PD&I presente nos contratos de Exploração e Produção (E&P) de petróleo e gás natural no Brasil. 

A tecnologia Hisep, patenteada pela Petrobras e desenvolvida em conjunto com a Universidade Federal de Itajubá (Unifei) e a FMC Technologies do Brasil, será utilizada para o aumento da eficiência e para a descarbonização da produção, com aplicação piloto no campo de Mero, localizado no pré-sal. 

Em seu pronunciamento na cerimônia, Daniel Maia Vieira destacou o papel da ANP na implementação de uma política pública de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) que atue como catalisadora do desenvolvimento tecnológico, por meio da cláusula de PD&I. Cabe à Agência regulamentar e fiscalizar a aplicação desses recursos, que podem ser direcionados a projetos desenvolvidos, individualmente ou em conjunto, pelas empresas petrolíferas, empresas brasileiras ou instituições credenciadas.

“O Hisep tem o potencial de habilitar operações mais seguras para as vidas humanas, meio ambiente e instalações, valor fundamental para a Agência. As etapas cumpridas até o momento no desenvolvimento da tecnologia Hisep deixam um legado para a academia, principalmente em uma universidade fora do eixo tradicional de aplicação dos recursos da cláusula de PD&I, como a Unifei, afirmou o Diretor. 

Saiba mais sobre a edição 2023 do Prêmio ANP de Inovação Tecnológica .

Veja mais informações sobre a cláusula de PD&I , que tem como objetivo estimular a pesquisa e a adoção de novas tecnologias para o setor, uma das atribuições da ANP.

Por: Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP)

COMPARTILHAR

Related posts

Encontrados os corpos de mais 2 vítimas do soterramento em São Gonçalo

Redação

Saúde divulga cronograma do Programa Nacional de Vacinação 2023

Redação

Gripe aviária leva Brasil a decretar emergência zoossanitária

Redação

Deixe um comentário