Principais Notícias

Prefeitura de Atalaia do Norte promove cidadania em ação para atender ribeirinhos e indígenas do Vale do Javari

Ribeirinhos e indígenas que vivem em comunidades e aldeias do Vale do Javari estão recebendo, durante este mês, serviços de saúde, cidadania e documentação, disponibilizados pela Unidade Básica de Saúde Fluvial (UBSF) Lusmarina Lopes da Silva. A ação intitulada “Prefeitura Presente”, é uma iniciativa da prefeitura do município de Atalaia do Norte (distante 1.136 km de Manaus), por meio de suas secretarias de Saúde (Semsa) e Assistência Social (Semas), e tem como principal objetivo levar atendimentos diversos aos povos que vivem em todas as calhas de rios e não têm a facilidade de se deslocarem até a sede do município.

“Para se ter uma ideia, existem comunidades dentro do território de Atalaia do Norte que demandam dias de deslocamento até a sede e se tornam inviáveis para ribeirinhos e/ou indígenas que precisam dos serviços mais básicos aos mais complexos”, foi o que explicou o prefeito de Atalaia do Norte, Denis Paiva (União). “Pensando nisso, a Prefeitura de Atalaia do Norte, juntamente com órgãos parceiros, resolveu unir os mais diversos serviços e levar a quem por muito tempo viveu no esquecimento e sem o amparo necessário do poder público”, complementou o gestor municipal.

São parceiros na realização da ação “Prefeitura Presente”, a Semsa disponibilizando serviços médicos e de enfermagem, imunização, testes rápidos para ISTs e malária e serviços odontológicos; a Semas com emissão de RG, atualização de CadÚnico, cadastro e atualização de Benefício de Prestação Continuada (BPC) e Bolsa Família, atendimento psicossocial e Carteira do Idoso; O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM) com cadastro e atualização de Título de Eleitor; Cartório Almeida de Lima com a emissão de 1ª e 2ª vias de Certidão de Nascimento. 

A unidade local do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) está cadastrando ribeirinhos e indígenas para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e emitindo Declaração de Aptidão ao PRONAF (DAP); A Junta Militar, realizando alistamento militar e emissão de CDI; E o Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Vale do Javari está dando suporte e realizando a atualização vacinal da população indígena. 

“Outro apoio importante para a realização desta mega ação, é o do Governo do Amazonas, por meio do governador Wilson Lima, que se sensibilizou e foi um dos responsáveis para que os atendimentos acontecessem”, destacou a secretária da Semas e coordenadora da ação, Cleide Ana Brotas Paiva.

Serviços na área da saúde, social, documentação, eleitoral, militar, dentre outros, estão sendo levados nesta primeira fase da ação que está atendendo a população que vive nas calhas dos rios Javari, Curuçá e Pardo. Ao finalizar as aldeias e comunidades desta fase, a UBSF retorna até a sede do município para abastecimento de combustível, mantimentos, materiais e troca de equipe para prosseguir até as calhas de rios restantes e, assim, atingir 100% das comunidades e aldeias com entrada permitida.

Por Matheus Ravel Tensor – Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Atalaia do Norte / Fotos aéreas: Felipe Martins – Demais imagens: Divulgação/Semsa

COMPARTILHAR
PUBLICIDADE FIM DOS POSTS

Related posts

Israel Rodolffo liberam terceira parte de “Let’s Bora”, álbum mais ouvido no primeiro quadrimestre do ano

Redação

Novo marco fiscal limita alta do gasto a 70% da variação da receita

Redação

Centro de compras da Zona Norte de Manaus sorteia dois vale-viagens em celebração ao Dia das Mães

Redação

Deixe um comentário