Evento traz a sessões comentadas e gratuitas de quatro filmes inéditos na Capital gaúcha até novembro
O POADOC está de volta. A primeira edição aconteceu em 2020, em plena pandemia no formato online. Em 2026, o evento retorna em novo formato, com mostra de filmes na Cinemateca Capitólio, exibições itinerantes, laboratório de projetos, ações educativas para escolas e atividades formativas no Goethe-Institut, espalhados ao longo de todo o ano. Como prévia, o POADOC traz um ciclo de quatro filmes inéditos na cidade, de setembro a novembro. São eles: “Copan” (2025), de Carine Wallauer, em setembro; “Suraras” (2024) e “Marlene” (2022), de Barbara Marcel em outubro; e “Bajo Las Banderas, El Sol” (2025), de Juanjo Pereira, em novembro. A entrada é franca.
“O festival vai ser um pouco diferente da primeira edição, que, obviamente, desta vez será presencial”, adianta a cineasta Thais Fernandes, que divide a curadoria e organização com Henrique Lahude, Jonatas Rubert, Juliana Costa, Natasha Ferla, Victor Pinheiro e Vitor Queiroz. “A gente decidiu aproveitar o evento do ano que vem para aproximar o público da cidade de documentários contemporâneos que não estrearam na cidade ou ainda não chegaram ao circuito comercial”, explica. A iniciativa rendeu a exibição de “Geografia Afetiva”, de Mari Moraga, em fevereiro, seguido da Mostra Cinema+Antropologia, em março. A chegada de recursos da Lei Aldir Blanc permitiu a presença de três realizadores até o fim do ano.
As sessões especiais começam no dia 12 de setembro com “Copan” (2025), de Carine Wallauer, às 19h, na Cinemateca Capitólio (R. Demétrio Ribeiro, 1085). Vencedor da competição brasileira de longas do Festival É Tudo Verdade, o doc investiga o edifício que dá título ao filme, localizado na cidade de São Paulo, e é considerado um verdadeiro microcosmo do Brasil. Cinco mil moradores e mais de cem funcionários representam uma diversidade de personagens e pontos de vista que revelam contrastes e desigualdades estruturais do país. “Copan” teve sua première mundial no O CPH:DOX, um dos maiores festivais de documentários no mundo.
Em outubro, será a vez de dois títulos da realizadora carioca Barbara Marcel. O primeiro será o longa “Suraras” (2024), que será exibido na Cinemateca Capitólio no dia 15, às 19h. O outro é o média-metragem “Marlene”(2024), que passa no Goethe-Institut no dia 16, às 19h. “Suraras”, que teve sua estreia no CineBH, acompanha duas radialistas comunitárias de uma das reservas mais antigas do Pará: a Resex Tapajós-Arapiuns, localizada no meio da Amazônia brasileira. Em “Marlene”, Barbara propõe um workshop sobre o filme “O Leão de Sete Cabeças”, de Glauber Rocha, para estudantes locais da faculdade de Belas Artes de Kinshasa, República Democrática do Congo.
Vencedor do prêmio Fipresci da crítica internacional na mostra Panorama do último Festival de Cinema de Berlim, ”Bajo Las Banderas, El Sol” (2025), de Juanjo Pereira, é a atração de 6 de novembro, quinta-feira, às 19h, na Cinemateca Capitólio. O filme também levou os prêmios principais da competição internacional do BAFICI (Argentina) e da competição latinoamericana de documentários do Festival de Lima (Peru). A produção traz imagens raras e há muito esquecidas que revelam o mecanismo oculto da ditadura de Alfredo Stroessner no Paraguai – um dos regimes mais duradouros da história. Da propaganda às transmissões internacionais, o doc traz uma exposição de como a mídia moldou o poder, controlou a memória de uma sociedade e construiu um legado de medo e silêncio que perdura até hoje.
Com financiamento da Política Nacional Aldir Blanc, o POADOC tem apoio da Cinemateca Capitólio e do Instituto Goethe.
Serviço
O que: Prévia 2º POADOC
Sessões comentadas com diretores
Quanto: Entrada franca
Site: poadoc.com.br
Instagram: @poadocfestival
Setembro | “Copan” (2025), de Carine Wallauer
Quando: 12 de setembro de 2025, às 19h, na Cinemateca Capitólio (R. Demétrio Ribeiro, 1085)
Outubro
“Suraras” (2024), de Barbara Marcel
Quando: dia 15 de outubro de 2025, às 19h, na Cinemateca Capitólio
“Marlene” (2024), de Barbara Marcel: dia 16 de outubro de 2025, às 19h, no Goethe-Institut (R. 24 de Outubro, 112)
Novembro | “Bajo Las Banderas, El Sol” (2025), de Juanjo Pereira:
Quando: 6 de novembro de 2025 (qui), às 19h, na Cinemateca Capitólio
BAJO LAS BANDERAS, EL SOL | Trailer Oficial
—
Por: Isidoro B. Guggiana – Assessoria de Imprensa