Brasil Principais Notícias

PF investiga grupo responsável por fraudes bancárias milionárias

Operação Cyber Impetum desenvolve ação em quatro estados e no DF

A Polícia Federal (PF) está nas ruas do Distrito Federal e de quatro estados – Maranhão, Piauí, Tocantins e São Paulo – com a Operação Cyber Impetum. A ação desta quinta-feira (16) cumpre 13 mandados de busca e apreensão nestes estados. As investigações apontam que organização criminosa foi responsável por fraudar mais de R$ 1,9 milhão, em janeiro de 2022, de contas bancárias de prefeituras municipais de vários estados.

“De acordo com os dados apresentados pela instituição financeira lesada, o grupo criminoso, com uso de engenharia social, realizou acessos e transações fraudulentas, ocasionando prejuízos financeiros aos clientes – pessoas jurídicas, órgãos e entidades governamentais”, explicou a PF em nota.

Após a obtenção dos dados bancários, membro da organização realizou operações pela internet, efetuando transferências eletrônicas para contas bancárias diversas. Além dos clientes que formalizaram o registro de ocorrência ilícita junto à instituição financeira, também foram identificados acessos, que ocorreram em contas de diversos outros clientes que até o momento não registraram contestações. Tal informação indica que o dinheiro desviado pelos criminosos pode superar o montante identificado até o momento.

A PF informou que também estão sendo executadas ordens judiciais de apreensão e bloqueio de bens e valores voltados à descapitalização da estrutura criminosa, com a finalidade recuperar os ativos desviados. São investigados os crimes de organização criminosa, furto qualificado mediante fraude em ambiente cibernético e lavagem de dinheiro.

O nome da operação, Cyber Impetum, é inspirado na expressão em latim que significa ataque cibernético, visto que a investigação identificou atuação dos criminosos que se dedicam a praticar furtos em contas bancárias, atacando de forma cibernética.

Publicado por Agencia Brasil

COMPARTILHAR

Related posts

Boletim informativo da Semsa sobre a vacinação dos idosos em Manaus

Redação

Hoje é Dia: veja datas, fatos e feriados de fevereiro de 2023

Redação

ANP distribuiu recursos da participação especial a municípios, estados e União

Redação

Deixe um comentário