BrasilEntretenimentoPrincipais Notícias

Noronha2B – Film Commission Forum divulga programação e projetos selecionados

Segunda edição do evento que une cinema e turismo acontece de 29 de junho a 2 de julho em Fernando de Noronha (PE)

De 29 de junho a 2 de julho de 2025, o arquipélago pernambucano se transforma na capital nacional das film commissions com o segundo fórum Noronha2B (N2B). Para o público geral, o evento apresenta atividades como a projeção de filmes ao ar livre, voltados à promoção turística do Brasil, shows, mesas, oficinas e masterclasses. Para os profissionais do audiovisual, a atração traz o N2B WIP LAB, com um mercado audiovisual e laboratório de projetos. Todas as atividades são gratuitas.

A programação completa pode ser conferida no Instagram @noronha2b.

O termo film commission define um órgão, geralmente governamental (municipal, estadual ou federal), que incentiva, facilita e apoia a produção audiovisual (cinematográfica, televisiva ou publicitária) em uma determinada região. Estas organizações oferecem suporte em várias etapas, desde a burocracia para filmagens até o contato com fornecedores e o mapeamento de possíveis locações.

“O audiovisual é uma das ferramentas mais poderosas de promoção do turismo. Os países que criaram políticas para estimular a produção de filmes e séries que promovem destinos, alcançaram crescimento significativo na movimentação turística”, observa Marcelo Freixo, presidente da Embratur. “As film commissions jogam um papel fundamental nessa estratégia, e para nós da Embratur, esse fórum é uma oportunidade importante de avançarmos na articulação de políticas que criem sinergia entre os produtores e o nosso objetivo de mostrar ao mundo a diversidade de cenários e da cultura de nosso país através do audiovisual”, conclui.

Em paralelo ao Noronha2B, acontece o laboratório N2B WIP LAB. Foram selecionados quatro projetos para a categoria Work in Progress (filmes ainda em produção) e seis em Desenvolvimento (filmes em fase de roteiro), de cinco estados brasileiros e de Portugal. O laboratório também inclui tutorias com grandes nomes do audiovisual nacional e internacional. O grupo Maracatu Noronha será a atração da noite de encerramento no Noronha2B. 

ICMBio, Forte Noronha e outros locais da ilha vão sediar as atividades. Também acontecem duas oficinas na escola Arquipélago Fernando de Noronha. Voltada para estudantes, a primeira é Roteiro Audiovisual no dia 27 de junho, ministrada por Alessandro Engroff. A outra é Direção de Fotografia, no dia 3 de julho, com Jeferson Vainer. Outro local que recebe o N2B é o auditório da Unidade de Saúde da Família (USF) que exibe a Mostra Especial de Pernambuco, com títulos da seleção do Festival de Cinema Triunfo, no dia 30, às 14h.

A programação começa no domingo (29/6), no ICMBio, às 9h15min, com visita guiada no posto de informações do Porto de Fernando de Noronha, pela Barqueata de São Pedro. A procissão marítima que integra a festa de São Pedro dos Pescadores. A programação também inclui Peixada Comunitária, às 13h, e Festa de São Pedro dos Pescadores e Shows, às 14h, no palco do Porto de Fernando de Noronha.

O segundo dia (30/6) acontece no Forte, às 9h, com o painel de apresentação das film commissions e dos projetos e tutores do N2B WIP LAB. Às 11h, é a vez da mesa “O Desafio da Film Commission Nacional”, com Márcio Tavares (MinC), Joelma Gonzaga (MinTUR) e representantes da Ancine e Secretaria do Audiovisual/MinC. Às 14h30min, inicia a mesa “Embratur Apresenta: Audiovisual Construindo Destinos”, com Andrea Barata Ribeiro (O2 Filmes), Eduardo Brandini (Youtube) e Tereza Gonzalez (Conspiração).

Às 15h30min, começa o painel “Fomento e Governança Sustentável – Cash Rebate e Cash Refound”, com Ana Marques, da Portugal Film Commission. A masterclass “Brasil de novo no front: Estratégias de um produtor brasileiro de um filme vencedor de quatro Oscars”, com Daniel Dreifuss (“Nada de Novo no Front”), inicia às 16h30min. A noite traz a sessão ao ar livre “Embratur: Turismo Transforma” na Praça São Miguel, às 19h30min.

A manhã de terça (1/7) traz a mesa Destinos de Cinema: RJ e PE, às 9h, com Eduardo Loyo (Empetur), Marcelo Monfort (Setur-RJ) e Paulo Senise (Rio C&VB), no Forte. Às 10h é a vez da mesa “REFIC e as Políticas Públicas de Atração de Produções Estrangeiras”, com representantes da REFIC, SAv/MinC e Ancine, no auditório do Projeto Tamar. A manhã termina com a mesa “Cartografias do Cinema e Políticas Culturais em PE”, com Maria Samara (Secult PE), Michele Roth (Galeria Noronha), Pedro Severien (Cinema São Luiz), Ricardo Neves “Xuxu” (Sala de Cinema do Forte Noronha) e Yasmim Neves (Secult-PE), no Forte.

A tarde traz a “Oficina de Cocriação: Por dentro da Governança de uma Film Commission”, às 13h, com Joana Braga (POA FC), Gabriel Portela e Nathália Korrossy (UFPE), no Forte. Já às 15h, os participantes vão realizar uma Location Scouting (visita de locação) na Praia do Sancho. A noite acontece na na Praça São Miguel com uma homenagem ao sambista Moacyr Luz, às 19h, seguida de projeção ao ar livre do documentário “Moacyr Luz: O Embaixador Dessa Cidade” (2024), de Tarsilla Alves.

O último dia do evento começa no auditório do ICMBio com o painel “Noronha Sustentável: Turismo, Ética e Natureza”, às 9h, com Alice Grossman (EcoNoronha), Lilian Hangae (ICMBio Fernando de Noronha), Marieta Langeani (Lab Noronha), Ricardo Peng (ICMBio) e Zé Martins (Projeto Golfinho Rotador). Às 10h, será ministrada a masterclass “O Poder do Conteúdo Complementar: Criando um Universo para sua Obra no YouTube”, com Eduardo Brandini e Erika Alvarez (Comisión Fílmica de Medellín). Já às 11h, inicia a masterclass “Medellín Film Commission” com Karla Valderrama.

Às 16h30min, é a vez da roda de conversa “Festivais em Rede: Rotas Internacionais do Cinema”, com Mariana Barassi (Márgenes), Pamela Biénzobas (Locarno Film Festival), Facundo Lema (IFFR), Ilda Santiago (Festival do Rio), Candela Figueira Pizarro e Rosalia Ortiz de Zarate (Punctum Sales). A segunda edição do Noronha2B termina às 19h30min, com a exibição do curta “Dois de Julho – Um sonho de Liberdade”, de Yuri Rosat, seguido do longa “Dias Perfeitos”, de Wim Wenders, na Praça São Miguel, seguida de roda de samba e Maracatu Noronha, às 21h30min.

O Noronha2B – Film Commission Forum (N2B) tem patrocínio do Banco do Nordeste, através da Lei de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet, Ministério da Cultura, Governo Federal. O evento conta com patrocínio da Ancine – Agência Nacional do Cinema, Embratur – Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo, Ministério do Turismo, Porto Alegre Film Commission, Secretaria de Estado de Turismo do Rio de Janeiro (Setur RJ) e Youtube.

O N2B tem apoio do Brasil Convention Bureau, EcoNoronha, Forte Noronha, Governo de Pernambuco, ICMBio ICMBio – Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, Lab Noronha, Nannai e Projeto Tamar.

Serviço:

2º N2B – Film Commission Fórum 

Quando: 29 de junho a 2 de julho de 2025

Instagram: @noronha2b

Facebook: /noronha2b

Site: noronha2b.com

Projetos selecionados

Categoria WIP

“Amazônia Ancestral” (PA) | Série documental/Drama, de Zienhe Castro

“Cão sem Plumas” (PE) | Longa documental/Drama, de Camila Valença da Costa e Dillner Gomes

“É Tudo Parente” (MG) | Longa documental/Drama, de Mariana Fagundes

“Seeds | Fernando de Noronha” (SP/Portugal) | Longa documental/Comédia, de Renato do Val 

Categoria Desenvolvimento

“Alamoa” (SP) | Longa ficção live action/Drama, de Flavio Botelho 

“A Revolta das Orcas – O Mistério de White Gladis” (Portugal) | Longa documental/Drama, de Victor Lemos 

“Saberes do Brasil” (SP) | Série documental/Drama, Social, de Joana Henning

“Sobre Viventes da Pampa” (RS) | Série documental/Drama, de Rose França 

“Raniele e o Mar de Dentro” (PE) | Longa ficção live action/Drama/Suspense, de Heitor Soares 

“República do Oceano – A Lenda do Pecado” (PE) | Longa ficção live action / Drama, de Ikaro Silvester– 

Por: Isidoro B. Guggiana – Assessoria de Imprensa

COMPARTILHAR
PUBLICIDADE FIM DOS POSTS

Related posts

Após sofrer com nuvem de fumaça, chove em Manaus

Redação

CINÉPOLIS MANAUS PLAZA SHOPPING RECEBE MAIS UMA EDIÇÃO DA SEMANA DO CINEMA E TERÁ INGRESSOS A R$ 10,00

Redação

Oportunidade no mercado imobiliário: construtora busca profissionais autônomos para parceria comercial no AM

Redação

Deixe um comentário