Brasil Principais Notícias

No Pará, Secom Volante leva transparência às ações do Governo Federal a estados e municípios

Iniciativa tem como meta apresentar e detalhar à sociedade as políticas de comunicação do Governo Federal, de modo a ressaltar os investimentos e facilitar a fiscalização

Criado com o objetivo apresentar e detalhar as políticas de comunicação do Governo Federal aos estados e municípios, a Secom Volante teve sua primeira escala nesta segunda-feira, em Belém, no Pará. Uma comitiva formada pelos ministros Paulo Pimenta (Secretaria de Comunicação da Presidência), Juscelino Filho (Comunicações), Jader Filho (Cidades), Celso Sabino (Turismo), Marina Silva (Meio Ambiente) e Silvio Almeida (Direitos Humanos) participou, no Palácio dos Despachos, do evento que marcou a estreia da iniciativa que pretende percorrer as 27 Unidades da Federação.

O ministro Paulo Pimenta apresentou às autoridades, convidados e imprensa detalhes do ComunicaBR , a plataforma online de transparência ativa sobre programas e ações do Governo Federal, lançada em dezembro de 2023. Ele ressaltou a importância da plataforma nos processos de transparência e fiscalização das ações defendidas pelo Governo Federal.

“Nós queremos que a transparência, a possibilidade efetiva de a população se informar sobre as ações e investimentos, seja de muito fácil acesso a qualquer cidadão, a qualquer cidadã, à imprensa, aos gestores, aos vereadores, a qualquer pessoa que, em tempo real, possa acompanhar aquilo que o governo do presidente Lula está fazendo no seu estado e na sua cidade”, afirmou o ministro da Secom.

“É também um mecanismo de fiscalização sobre as ações do Poder Público. Na medida em que a informação está disponível, é possível que a imprensa e a comunidade de uma forma geral, sabedora dessa informação, possa cobrar efetivamente se aquilo que está anunciado está acontecendo”, prosseguiu Paulo Pimenta.

ATUALIZAÇÃO – O ministro também deu detalhes sobre como funciona o processo de abastecimento de dados do ComunicaBR. Ele explicou que o sucesso da plataforma se deve a uma integração de diversas pastas e outros órgãos e a um fluxo constante de informações atualizadas mensalmente.

“Ela está sendo aperfeiçoada mês a mês, com mais informações sendo incluídas. Ela já é, sem dúvida alguma, uma ferramenta revolucionária. É o site mais acessado do Governo Federal, depois dos chamados sites de prestação de serviços, como o da Receita Federal sobre o Imposto de Renda, como o do Enem”.

Pimenta explicou que o trabalho de coleta e atualização de dados envolve a Casa Civil, o Ministério da Gestão, o Gabinete do Presidente da República e a Secom, entre outros. “Nós temos um sistema de trabalho com todos os ministérios e os demais órgãos de governo, como bancos e empresas públicas. Durante todo o mês, esse site vai sendo atualizado com as informações que chegam dos ministérios e, normalmente, o dia que gira, que atualiza, é por volta do dia 10 de cada mês”.

SEMINÁRIO – Em Belém, a estreia do Secom Volante terá dois dias de eventos. Nesta terça-feira (12/3), o prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, e os ministros Paulo Pimenta, Celso Sabino e Jader Filho participam do Seminário ComunicaBR, aberto ao público. O seminário será no centro de convenções Hangar, a partir das 14h.

Por: Secretaria de Comunicação da Presidência da República 

COMPARTILHAR

Related posts

Governo do Amazonas prorroga pagamento de imposto, parcela contribuições obrigatórias e anistia multa e juros de fundos

Redação

Preços do álcool gel e vitamina C disparam nas Farmácias de Manaus.

Redação

Estudo encontra dez novas espécies de leguminosas

Redação

Deixe um comentário