ManausPrincipais Notícias

Nilton Lins integra rede internacional no Programa Capes-Global

A Universidade Nilton Lins realizou ao longo de 2025 articulações para compor a rede de cooperação internacional coordenada pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), no âmbito do Programa CAPES-Global.Edu, iniciativa que apoia projetos estratégicos de internacionalização da pós-graduação brasileira. A aprovação dessa rede no  Edital nº 13/2025 da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) foi publicada no dia 20 de março de 2026 e  representa um avanço significativo para a consolidação da presença internacional da Universidade.

Segundo Elizabeth Gusmão, coordenadora do Programa de Mestrado e Doutorado em Aquicultura, ofertado pela Nilton Lins em associação com o Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia (INPA), a rede ampliará oportunidades de mobilidade acadêmica, pesquisa colaborativa e participação em redes globais de produção científica. “A iniciativa também fortalece a formação de recursos humanos altamente qualificados e estimula a integração da instituição em agendas internacionais de ciência, tecnologia e inovação.  A proposta contempla uma série de melhorias nas cidades e no bem-estar da população, entre elas a aquicultura como alternativa para melhorar a vida do homem do interior”, afirma a pesquisadora.

“Além de demonstrar a importância e a excelência do PPG Aquicultura desenvolvido na Nilton Lins, estamos posicionando a Universidade como uma das referências nacionais e mundiais do setor, o que terá reflexos e resultados concretos não apenas no meio acadêmico, mas também nos setores econômicos e sociais do Amazonas e de toda região”, acrescentou a coordenadora do programa, Elizabeth Gusmão.

Para a Profa. Cleuciliz Santana, vice-reitora de pós-graduação, pesquisa e inovação, ao participar da  rede “Cidades e comunidades sustentáveis e a multidimensionalidade dos impactos da transformação digital”, liderada pela UNISINOS, a Universidade Nilton Lins passa a integrar um consórcio de seis instituições de diferentes regiões do Brasil comprometidas com o desenvolvimento de projetos conjuntos, intercâmbio de pesquisadores, oferta de atividades acadêmicas compartilhadas e ações estruturantes voltadas à qualificação da pós-graduação, entre 2026-2029. Santana faz parte do  Comitê Gestor da rede,  instância máxima de governança e deliberação estratégica, composto pelos Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação e responsáveis pelas Relações Internacionais das seis instituições participantes dessa rede.

A reitora Gisélle Lins Maranhão  destaca que a aprovação da rede no edital da Capes reflete o esforço contínuo da Universidade Nilton Lins  em ampliar parcerias nacionais e internacionais e promover a excelência acadêmica. “A Universidade participa do lançamento oficial das atividades iniciais do CAPES Global, juntamente com a UNISINOS/RS e 32 outras redes aprovadas no Edital nesta semana”, informa a reitora. O evento acontecerá nos dias 8 e 9 de abril, na sede da CAPES, em Brasília.

Sobre o CAPES Global
O Programa Redes para Internacionalização Institucional – CAPES Global.edu foi lançado em  2025 com o objetivo de promover a criação de redes entre instituições de ensino superior e de pesquisa do país, com foco no fortalecimento do protagonismo do Brasil no cenário internacional por meio da pesquisa e da pós-graduação.

O edital nº 13/2025 da Capes apoiará as redes de cooperação internacional aprovadas, voltadas ao fortalecimento da pós-graduação brasileira, assegurando recursos para promoção de ações de mobilidade, formação avançada e integração científica entre instituições nacionais e estrangeiras.

Fonte: Press Comunicação

COMPARTILHAR
PUBLICIDADE FIM DOS POSTS

Related posts

Novo PAC garante recursos para fortalecer transporte ferroviário no Brasil

Redação

Fernando Favaretto autografa seu quarto romance na Feira do Livro de Porto Alegre

Redação

Arena Amadeu Teixeira receberá Campeonato Amazonense de Jiu-Jítsu BJJ Pro neste fim de semana

Redação

Deixe um comentário