Mundo Política Principais Notícias

Ministério do Esporte e embaixadas africanas comemoram Dia Mundial da África com partida de futebol

A reaproximação com nações africanas é uma das diretrizes da política externa do governo do presidente Lula

Neste sábado, 25 de maio, é celebrado o Dia Mundial da África, data que marca a luta contra a colonização europeia. Desde a criação da Organização de Unidade Africana em 1972, atual União Africana, o 25 de maio representa a busca de vários povos do continente por desenvolvimento, democracia e liberdade.

Em comemoração ao Dia Mundial da África, o Ministério do Esporte e as embaixadas africanas, representadas pelo Zimbábue, irão realizar uma partida de futebol no dia 28 de maio, entre integrantes dos ministérios do Esporte, Relações Exteriores e das embaixadas africanas.

As equipes que disputarão essa partida comemorativa serão compostas por atletas masculinos e femininos num reconhecimento ao crescimento do futebol feminino no Brasil também como forma de registrar a importante conquista do Brasil que será a sede da Copa Mundial de Futebol Feminino em 2027.

“A colaboração com países africanos abre novas oportunidades para o desenvolvimento econômico, comercial e industrial, beneficiando as duas regiões.  A aproximação entre seu povo, entidades públicas e seus integrantes fortalece as relações diplomáticas, ajuda a construir um cenário internacional mais equilibrado e colaborativo, além de reforçar a inserção internacional do Brasil”, afirmou o ministro do Esporte, André Fufuca.

A aproximação das entidades reforça a identidade cultural e histórica comum, incentivando a troca cultural e o fortalecimento de laços que existem a séculos. O continente africano conta com o maior número de países, etnias, povos e línguas. Além disso, possui uma das maiores diversidades culturais do Planeta. Essa data, formalmente conhecida como dia da libertação africana, tem sua origem na resistência coletiva do povo deste continente ao colonialismo e à exploração econômica, com o objetivo de destacar a contínua luta coletiva contra as adversidades.

Em declarações recentes, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, mencionou como uma das diretrizes da política externa do seu governo a reaproximação com nações africanas. “O relançamento da relação com a África é um reencontro do Brasil consigo mesmo”, afirmou o presidente Lula em seu discurso no dia 25 de maio de 2023, em comemoração à data.

Por: Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom/PR)

COMPARTILHAR

Related posts

A ativista ambiental Greta Thunberg, respondeu ao pedido de socorro do prefeito de Manaus.

Redação

Sinetram estende novamente emissão gratuita do cartão PassaFácil no Shopping Manaus ViaNorte até sexta-feira

Redação

Acordo de cooperação assinado pelo Brasil vai fortalecer agricultura urbana, suburbana e familiar de Cuba

Redação

Deixe um comentário