Manaus Principais Notícias

Mais de 30 motoristas são flagrados dirigindo sob o efeito de álcool

O Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM), em parceria com o Batalhão de Trânsito da Polícia Militar (BPTran), flagrou 31 condutores dirigindo sobe o efeito de álcool no último final de semana. As ações de fiscalização ocorreram em diversas zonas da cidade entre sexta-feira (15/02) e a madrugada desta segunda-feira (18/02).

Durante as ações, 55 veículos foram retidos por irregularidades, sendo 27 carros e 28 motos, também foram apreendidos 34 Certificados de Registro de Licenciamento Veicular (CRLV), 26 CNHs e 171 autos de infração aplicados. Aproximadamente 400 testes de alcoolemia foram realizados durante as ações.

No total, 60 agentes e policiais militares intensificaram o trabalho de fiscalização e de educação para o trânsito, visando diminuir o número de acidentes e de vítimas fatais no período pré-carnavalesco. Foram empregadas diversas viaturas, além de quatro guinchos para o caso de remoção de veículos irregulares ao pátio do Detran-AM.

De acordo com o diretor-presidente do Detran-AM, Rodrigo de Sá, as operações serão intensificadas durante todo o período carnavalesco com foco em motoristas que possam estar dirigindo sob o efeito de álcool. “Não só nesta prévia, mas durante o período de carnaval as equipes atuarão nos locais de grande movimentação, a exemplo de blocos, bandas e no sambódromo, durante o desfile das escolas de samba”, ressaltou Sá.

Fiscalização – Na sexta-feira (16/2), a fiscalização concentrou-se no bairro Cidade Nova, zona norte de Manaus. No sábado, as ações ocorreram próximo aos blocos e bandas de carnaval. 

Um bloco improvisado por foliões, realizado na avenida Carlota Joaquina, no bairro Parque Dez de Novembro, e que reunia aproximadamente 600 pessoas, foi encerrado após a fiscalização do Núcleo Especializado em Operações de Trânsito (Neot) e agentes o BPTran. A movimentação atrapalhava o tráfego de veículos e causava poluição sonora. No domingo (17/2), os agentes de trânsito e do BPTran atuaram no quilômetro 20 da AM-010, além de fiscalização na avenida Governador José Lindoso (avenida das Torres).

Penalidade – O condutor flagrado no teste de alcoolemia será punido com multa no valor de R$ 2.934,70, perda de sete pontos na carteira, recolhimento da CNH e suspensão do direito de dirigir por até 12 meses. 

A Lei 13.546/17, aprovada em dezembro de 2017, do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), alterada em abril de 2018, estabeleceu mais rigor para o motorista que praticar o homicídio culposo (sem intenção) ou de lesão corporal de natureza grave ou gravíssima, sob o efeito de álcool ou de outras substâncias psicoativas que causem dependência. 

Nestes casos, a autoridade policial não poderá mais arbitrar a fiança de imediato, devendo lavrar o auto de prisão em flagrante e comunicá-la ao Judiciário, cabendo ao juiz arbitrar a fiança, o que poderá não ocorrer imediatamente após o momento da prisão. 

FONTE: Assessoria de Comunicação do (Detran-AM):Paulo Bahia Jr.

COMPARTILHAR

Related posts

MPF cobra explicações sobre paradeiro de placa de Stuart Angel no Rio

Redação

Polícia Federal deflagra operação contra fraudes no sistema do Fies

Redação

Aeronautas mantêm greve marcada para esta segunda-feira

Redação

Deixe um comentário