BrasilPolíticaPrincipais Notícias

Lula diz que, se tentativa de golpe for provada, deve haver punição, ao comentar prisão de Braga Netto

O Presidente ressaltou ainda que não é possível aceitar o desrespeito à democracia e à Constituição

O Presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, neste domingo (15/12), que o ex-ministro da Defesa e general de Exército da reserva, Walter Braga Netto, deve ter todo o direito à presunção de inocência, mas ser punido caso seja provada sua participação em atos antidemocráticos. O Presidente disse ainda que não é possível aceitar o desrespeito à democracia e à Constituição.

general foi preso neste sábado (14/12) por suspeita de obstruir investigações de tentativa de golpe por apoiadores do governo anterior. O militar foi ministro da Defesa e da Casa Civil e candidato a vice na chapa derrotada na última eleição presidencial.

“Vou demonstrar pra vocês que tenho mais paciência e sou democrata. Acho que ele tem todo o direito à presunção de inocência. O que eu não tive, quero que eles tenham. Todo o direito e todo o respeito para que a lei seja cumprida. Mas se esses caras fizeram o que tentaram fazer, eles terão que ser punidos severamente. Esse País teve gente que fez 10% do que eles fizeram e que foi morto na cadeia”, disse Lula em entrevista coletiva no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, onde foi anunciada sua alta hospitalar.

“Não é possível a gente aceitar o desrespeito à democracia, à Constituição, e não é possível a gente admitir que num País generoso como o Brasil a gente tenha gente de alta graduação militar tramando a morte de um presidente da República e do seu vice e de um juiz que era presidente da suprema corte eleitoral”,  afirmou o presidente.

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, determinou a prisão de Braga Netto a pedido da Polícia Federal após parecer favorável da Procuradoria Geral da República. A Polícia Federal apontou “fortes e robustos elementos de prova” que demonstram a participação ativa do general Braga Netto na tentativa de pressão aos comandantes das Forças Armadas para aderirem à tentativa de golpe.

Fonte: Yara Aquino | Agência Gov

COMPARTILHAR
PUBLICIDADE FIM DOS POSTS

Related posts

Amazonas Energia realiza recadastramento da “Tarifa Rural” no Amazonas

Redação

Vôlei de Praia: campeão olímpico Bruno Schmidt anuncia aposentadoria

Redação

Defensoria recomenda que farmácias parem aumentos abusivos no Baixo Amazonas Defensores públicos receberam denúncias de que comprimido de azitromicina, usado no tratamento da Covid-19, está sendo vendido a R$ 10 em Parintins

Redação

Deixe um comentário