BrasilPrincipais Notícias

Livro virtual e gratuito incentiva receitas com pirarucu de manejo sustentável da Amazônia

O livro “30 Receitas Fáceis e Saborosas – Pirarucu Selvagem de Manejo Sustentável” é uma coletânea de receitas caseiras que celebram a versatilidade e o sabor único do maior peixe de água doce do mundo. A publicação virtual e gratuita foi lançada, nesta semana, pela Associação de Produtores Rurais de Carauari (ASPROC) e produzida por chefs parceiros do projeto Gosto da Amazônia, com o objetivo de estimular o público em geral a preparar o peixe em casa.

O material é um convite para trazer a Amazônia à mesa através de pratos adequados a diferentes ocasiões, com receitas fáceis e variadas, que carregam o compromisso de proteger a floresta, e transformar vidas nas comunidades ribeirinhas e indígenas que atuam com o manejo.

Entre os destaques do livro, podem ser encontradas delícias como o Bolinho de aipim com pirarucu, um petisco para reunir amigos e família; a Caldeirada de pirarucu defumado e legumes, que representa um abraço em forma de comida; Pirarucu com crosta de castanha e tartar de abacate, e caju, perfeito para impressionar as visitas; Nuggets de pirarucu na air fryer, sucesso entre crianças e adultos; e o Pirarucu assado com creme de cebola, que é simples, prático e cheio de sabor.

Cada receita é uma celebração ao pirarucu, esse peixe que, além de muito saboroso, é um importante símbolo na busca por um mundo mais sustentável. Consumir pirarucu manejado vai além da experiência gastronômica: é um gesto que ajuda a conservar mais de 11 milhões de hectares de floresta amazônica e fortalece as comunidades ribeirinhas e indígenas que vivem dela. Nos últimos 10 anos, a quantidade de pirarucu aumentou em mais de 600% nas regiões onde a atividade do manejo é realizada.

“O pirarucu do Gosto da Amazônia já está presente em mais de 250 restaurantes em todo o Brasil e o nosso desafio agora é mostrar aos cozinheiros, e cozinheiras amadoras, responsáveis pelo preparo das refeições caseiras, que o peixe é também uma ótima alternativa para o dia a dia. Saudável, fácil de preparar e muito versátil, o pirarucu cozido, assado no forno, frito, feito na brasa, como tira-gosto ou prato principal, abre um grande leque de opções para a criação de novas receitas”, destaca Sérgio Abdon, responsável pela promoção da marca Gosto da Amazônia.

Já a professora de gastronomia Rosi Siqueira, autora de algumas receitas da publicação, celebrou o lançamento do livro e as características do pirarucu para o preparo dos pratos, “com meu carinho, apreciação e dedicação à gastronomia brasileira e por minha valorização aos ingredientes regionais, eu tenho o prazer de compartilhar neste livro minhas experiências e os meus segredos na hora de preparar pratos incríveis com o pirarucu. Não é apenas um dos maiores peixes de água doce do mundo, mas também uma iguaria rica em sabor, com textura macia e delicada, suas características únicas permitem a criação de receitas variadas, que vão desde pratos tradicionais até releituras contemporâneas, sempre exaltando a biodiversidade e a sustentabilidade da região”.  

A chef de cozinha compartilhou também sobre a experiência de criar receitas para o livro digital. “Além de permitir momentos únicos, em cada receita pude celebrar a cultura brasileira e o respeito à natureza, com um olhar sensível sobre como o alimento conecta histórias, e pessoas com dicas práticas para quem deseja explorar novos sabores e conhecer mais sobre esse símbolo da culinária amazônica”.

Outra participante da publicação com a apresentação das suas receitas, Sueli Venâncio, revela que se surpreendeu com o potencial da carne do peixe amazônico. “O pirarucu me surpreendeu porque é um peixe que se destaca de várias formas, assado, grelhado, frito e tem uma carne linda de se ver e trabalhar, basta um bom marinado e as cocções certas. Recomendo o pirarucu e garanto que ele vai surpreender a todos nós, ele é gostoso, saboroso e bonito”, declara.

O livro de receitas virtual já está disponível para download gratuito. Acesse, escolha sua receita e descubra como cada garfada pode fazer diferença para a Floresta Amazônica e para as comunidades tradicionais que vivem nela. Deixe a sua cozinha ainda mais completa e participe desse movimento de sabor e consciência pelo consumo sustentável.

A ASPROC – Associação de Produtores Rurais de Carauari tem um site com venda direta do pirarucu no endereço https://asproc.org.br

Baixe aqui: Asproc_30 receitas fáceis e saborosas— 

Fonte: Up Comunicação Inteligente – Emanuelle Aráujo

COMPARTILHAR
PUBLICIDADE FIM DOS POSTS

Related posts

Embalagens ocultam parte dos aditivos em alimentos vendidos no Brasil

Redação

PF apura fraudes contra 22 mil segurados do INSS em São Paulo

Redação

TSE arquiva processos da Lava Jato sobre caixa 2 do PMDB e PP e PT

Redação

Deixe um comentário