Brasil Entretenimento Principais Notícias

Inclusão digital: websérie mostra como a doação de computadores transforma vidas

Ministério das Comunicações mostra projeto que ensina jovens e idosos a recuperar equipamentos descartados e deixá-los prontos para uso em escolas públicas, associações e aldeias indígenas

O Ministério das Comunicações lançou a websérie “Transformando Vidas: Computadores para Inclusão” para apresentar este programa do Governo Federal que desenvolve a inclusão digital e a capacitação profissional. O primeiro episódio já está no canal do ministério no Youtube: www.youtube.com/mincomunicacoes . Os episódios vão ao ar todas as sextas-feiras.

A websérie mostra como o programa Computadores para Inclusão faz a inclusão de jovens no mercado de trabalho, traz aprendizados aos adultos e idosos e dá destino importante aos computadores recuperados após serem descartados por instituições públicas.

“Logo que cheguei ao Ministério, percebi o quanto o programa Computadores para Inclusão tinha importância em várias frentes: dar aprendizados a jovens, adultos e idosos; permitir que muitas escolas que não tinham sala de informática agora tenham como modernizar o ensino; o aproveitamento e descarte correto do lixo eletrônico. Isso sem contar a geração de empregos, já que muitos saem dos Centros de Recondicionamento de Computadores e viram técnicos e professores de manutenção de equipamentos eletrônicos. Expandir o programa e levá-lo para todos os estados é uma de nossas prioridades para os próximos anos”, disse o ministro Juscelino Filho.

O programa que inspirou a websérie tem o objetivo de viabilizar iniciativas de inclusão digital por meio dos Centros de Recondicionamento de Computadores (CRC) — espaços físicos adaptados para o recondicionamento de equipamentos eletroeletrônicos. Através dos CRCs espalhados pelo Brasil, alunos de todas as idades aprendem informática, robótica, montagem de computadores e muitos são inseridos no mercado de trabalho.

O Ministério das Comunicações percorreu todo o processo, desde a doação de computadores ociosos em órgãos públicos, passando por um dos CRCS – onde jovens e idosos, através de cursos gratuitos e oficinas, aprendem na prática a recondicionar essas máquinas – até elas serem entregues, com perfeitas condições de uso, para as escolas públicas, ONGs com importante acolhimento de pessoas em estado de vulnerabilidade e aldeias indígenas.

Cada episódio traz depoimentos de vidas que mudaram seja pelo aprendizado, pela inserção no mercado de trabalho ou uso de novos equipamentos. São professores e alunos que viveram o antes e o depois de doação de computadores recondicionados pelos alunos dos CRCs, são aldeias indígenas afastadas dos grandes centros, jovens que ajudam em casa com uma renda ou idosos que voltaram a ter alegrias como o mundo de conhecimento atrás dos computadores. 

Por: Ministério das Comunicações (MCom)

COMPARTILHAR

Related posts

Novas regras do Minha Casa, Minha Vida entram em vigor nesta sexta

Redação

Formatura de jovens refugiados nas Oficinas de Criatividades acontece nesta sexta em Manaus

Redação

Previsão do mercado financeiro para inflação sobe para 5,96%

Redação

Deixe um comentário