Manaus Principais Notícias

Fotógrafo lança exposição inédita sobre as lendárias guerreiras Amazonas, na Casa das Artes

Projeto “As Amazonas – A Lenda Fotografada”, de Tácio Melo, será lançado no dia 08 de outubro

Inspirado no imaginário popular e nas descrições do frei espanhol Gaspar de Carvajal, o fotográfo Tácio Melo irá realizar no dia 08 de outubro, às 18h, o lançamento da exposição fotográfica “As Amazonas – A Lenda Fotografada”. O projeto inédito, que terá como palco a Casa das Artes, localizada na Rua José Clemente, bairro Centro, zona sul de Manaus, vem para representar as lendárias guerreiras, em um total de 12 obras.

A realização do projeto se deu após contemplação no edital Prêmio Feliciano Lana, que fez parte da Lei Adir Blanc (Lei nº 14.017/2020), operacionalizada no Estado através do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, para exposição no formato digital. Com a reabertura dos espaços culturais, a visitação será feita em espaço físico, de terça a domingo, das 15h às 20h, com entrada gratuita e seguirá as medidas de segurança contra a Covid-19.

De acordo com Tácio Melo, a ideia de representar as lendárias Amazonas surgiu do fascínio pelas histórias do imaginário popular. “Nosso Estado possui tantas histórias, mas muitas delas são esquecidas ou passam despercebidas. É aí que surge, pelo menos em mim, a necessidade de contá-las. Sempre me encantei pela forma com que as Amazonas foram descritas e senti que eternizar esse momento através da fotografia seria uma forma de contribuir para que outras pessoas também pudessem conhecê-las”, destacou.

Para realizar o projeto, que contou com a curadoria de Selma Carvalho, quatro mulheres foram cuidadosamente escolhidas para “dar vida” às personagens, entre elas a atriz, performer e professora de artes, Acácia Mié. A artista, que possui descendência ticuna, falou da importância de desenvolver um trabalho como esse.

“É de muito valor cultural contar essa história lendária, cheia de mistérios e signos, de mulheres heroínas e guerreiras que fortalecem a nossa identidade amazônica. A minha inspiração para atuar veio da minha natureza de mulher do Amazonas, em conexão com a floresta, com os animais, as águas e com a força da energia que herdamos de nossos antepassados indígenas”, ressaltou a atriz.

O trabalho inédito servirá para o aprofundamento histórico e cultural do público amazonense e visitantes, em todos os sentidos.

Referências – Nas descrições de Frei Gaspar de Carvajal, as Amazonas eram brancas, altas, tinham longos cabelos trançados e enrolados na cabeça, eram muito robustas e andavam nuas, com as partes íntimas cobertas, lutando com a mesma força que a de dez homens. Já no imaginário popular, elas eram guerreiras indígenas, fortes, e andavam sempre à cavalos, como ilustra a pintura ‘’Fantasia das Amazonas’’, de Roland Stevenson, e “Imortalidade”, de Branco e Silva, que foram usadas como referência para esta produção.

Nesse sentido, as fotos foram feitas de modo a preservar as características de identidade de ambas as referências. Os cenários exaltam as florestas, os animais, as expressões e a força que estas guerreiras sempre imprimiram.

Perfil – Formado em Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário do Norte (Uninorte) e pós-graduado em Produção em Mídias Digitais e Gestão Cultural pela Faculdade Metropolitana de Ribeirão Preto (SP), Tácio Melo é natural de Manaus e sempre foi apaixonado por expressões artísticas. Além de cobrir temas gerais, o artista trabalha com fotografias, desenhos, pinturas e com a escrita, por acreditar que essas são as melhores formas de eternizar momentos e histórias.

Serviço:
Lançamento da exposição fotográfica “As Amazonas”, de Tácio Melo
Quando: Sexta-feira, 08 de outubro, às 20h (horário de Manaus), 18h
Onde: Casa das Artes, localizada na Rua José Clemente, bairro Centro, zona sul de Manaus
Mais informações: @fototacio

Foto (exposição): Tácio Melo
Fotos (produção): Elton Otelakoski

Contato para entrevistas:
Tácio Melo – (92) 99386-8754

COMPARTILHAR

Related posts

Canecão irá novamente a leilão em fevereiro

Redação

Universidade Nilton Lins e Universidade dos Açores promovem diálogo sobre futuras parcerias

Redação

Polícia Civil solicita ajuda da população para localizar idoso que desapareceu no bairro Nova Cidade

Redação

Deixe um comentário