Realizado pelo CGI.br entre 25 e 29 de maio, evento terá programação gratuita, com debates, oficina e trilhas temáticas.
Faltam poucos dias para o 16º Fórum da Internet no Brasil (FIB16), um dos principais espaços multissetoriais de diálogo sobre governança digital no país. O evento começa na próxima segunda-feira, 25 de maio, e segue até sexta-feira, 29, no Hangar Convenções & Feiras da Amazônia, em Belém (PA), com uma ampla programação sobre Inteligência Artificial (IA), cibersegurança, conectividade na Amazônia, regulação de plataformas, proteção de dados e outros temas relacionados ao ambiente online.
As inscrições são gratuitas, garantem certificado de participação e podem ser feitas pelo site: https://fib.cgi.br/pt/fib16. O encontro também pode ser acompanhado em tempo real pelo canal no YouTube do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br).
O Fórum é realizado pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), responsável por estabelecer diretrizes estratégicas para o uso e desenvolvimento da Internet no país, junto ao NIC.br. Além dos 27 workshops e das três sessões principais que tradicionalmente compõem a programação, haverá novos formatos de atividades, ampliando as possibilidades de participação do público.

A agenda terá trilhas temáticas, ações voltadas à juventude, oficinas e muito mais. Na segunda-feira (25/5), “Dia Zero”, um dos principais destaques será a oficina “Sandbox Regulatório de Inteligência Artificial e Proteção de Dados”, organizada pela Assessoria de Políticas Públicas do CGI.br em parceria com a Agência Nacional de Proteção de Dados (ANPD).
Durante a atividade, serão apresentadas experiências práticas relacionadas à transparência algorítmica, decisões automatizadas e uso responsável da IA.
No mesmo dia, haverá o lançamento da “Avaliação do desenvolvimento da Internet no Brasil: Segunda Geração dos Indicadores de Universalidade da Internet da UNESCO”, documento elaborado pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br/NIC.br). O objetivo do painel é promover um diálogo multissetorial sobre os resultados do novo relatório.
Outros destaques incluem os painéis “Impacto do ECA digital em Sistemas Operacionais”, coordenado pelo CGI.br, e “Acessibilidade digital: o que a ABNT NBR 17225:2025 traz para projetos web no contexto brasileiro”, organizado pelo Centro de Estudos sobre Tecnologias Web (Ceweb.br/NIC.br).
Já na terça-feira (26/5), início da programação oficial, a agenda do evento terá o debate “Lusofonia – Memória da Língua Portuguesa na Internet” e o “Encontro Anual do Programa Alumni da Escola de Governança da Internet (EGI)” – a escola é uma iniciativa gratuita do Comitê Gestor voltada à formação e articulação de especialistas e lideranças na área de governança digital. Ambas as atividades são organizadas pelo Centro de Referência e Capacitação em Governança da Internet (Ceregi.br), ligado à Diretoria de Assessoria às Atividades do CGI.br.
Na quarta-feira (27/5), o Cetic.br/NIC.br coordena o debate “Conectividade & Inclusão Digital na Amazônia Brasileira”. Concebido como um espaço de escuta e diálogo, o encontro promoverá uma discussão multissetorial sobre estudo produzido por esse departamento do NIC.br, com apoio do Programa de Acesso Digital do Governo do Reino Unido (DAP). A proposta é apresentar o desenho da pesquisa, suas abordagens metodológicas e os principais temas investigados.
Na quinta-feira (28/5), a programação abre espaço para o “3º Encontro Nacional de Jovens na Governança da Internet”, que reunirá participantes de diversas regiões do Brasil. Juntos, eles farão exercícios práticos, simulações e trocas de experiências voltadas ao fortalecimento do protagonismo da juventude nos debates sobre o futuro da governança do ambiente digital.
“O FIB16 é um tradicional espaço de debate sobre governança e uso da Internet no Brasil. Aberta a todos os públicos, sua programação é plural e multissetorial. Reunimos representantes do governo, da comunidade científica e tecnológica, do setor privado e da sociedade civil para construir, de forma coletiva, caminhos para a governança da Internet e o desenvolvimento tecnológico no país”, destaca Rodolfo Avelino, conselheiro do CGI.br e coordenador do evento.
Trilhas técnica e parlamentar
Novidades desta edição, a trilha técnica traz para o FIB debates mais especializados e operacionais da Internet. Na quinta-feira, o tema em pauta será “A importância dos recursos de nomes e números para a Internet e o papel do Registro.br”, que abordará a relevância da infraestrutura de domínios e endereçamento para o funcionamento da rede no país.
Já na sexta-feira (29/5), o Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil (CERT.br/NIC.br) realiza a sessão “Todos podem ser alvo de ransomware: medidas básicas podem fazer a diferença para reduzir o impacto”. Além de detalhar como a maioria dos ataques de ransomware ocorre, o CERT.br apresentará recomendações de segurança com medidas básicas que podem prevenir grande parte dos ataques, e como a detecção precoce pode agilizar a contenção do problema e evitar danos irreversíveis.
Também na sexta, o CGI.br promove a trilha parlamentar “Governança Digital no Brasil: o papel do Congresso na regulação da IA, dados e plataformas”, discutindo desafios regulatórios relacionados às novas tecnologias, proteção de dados e plataformas digitais no cenário brasileiro.
Sobre o FIB
Realizado desde 2011 pelo CGI.br, o FIB é uma atividade preparatória para o Fórum de Governança da Internet (IGF), evento global promovido pela Organização das Nações Unidas (ONU). Por meio do FIB, o CGI.br busca incentivar debates multissetoriais sobre as questões relevantes para a consolidação e expansão de uma Internet no Brasil cada vez mais diversa, universal e inovadora, que expresse os princípios da liberdade, dos direitos humanos e da privacidade.
Anote na agenda
16º Fórum da Internet no Brasil (FIB16)
Datas: de 25 a 29 de maio de 2026
Horários:
Segunda-feira (25/05): das 9h às 20h30
Terça-feira (26/05): das 9h às 20h
Quarta-feira (27/05):das 9h às 18h
Quinta-feira (28/05): das 9h às 22h30
Sexta-feira (29/05): 10h30 às 16h30
Local: Hangar Convenções & Feiras da Amazônia – Av. Dr. Freitas, s/n – Marco, Belém – PA
Transmissão: https://www.youtube.com/nicbrvideos
Site oficial: https://fib.cgi.br/pt
Informações para a imprensa:
Emanuelle Salles – (13) 98843-6047
Daniela Lopes – (92) 98247-7841
Assessoria de Comunicação – NIC.br
Carolina Carvalho – Gerente de Comunicação – carolcarvalho@nic.br
Ana Nascimento – Coordenadora de Comunicação – ananascimento@nic.br
Flickr: https://flickr.com/NICbr/
YouTube: https://youtube.com/nicbrvideos
Facebook: https://facebook.com/nic.br
Telegram: https://telegram.me/nicbr
LinkedIn: https://linkedin.com/company/nic-br/
Instagram: https://instagram.com/nicbr/—
Fonte: Up Comunicação Inteligente – Emanuelle Aráujo


