Brasil Mundo Principais Notícias

Delegação brasileira participa da 55ª sessão do Conselho de Direitos Humanos da ONU, em Genebra

Além de discursar no segmento de alto nível na Suíça nesta segunda-feira (26), ministro Silvio Almeida participará ao longo de três dias de uma série de agendas bilaterais

O ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida, lidera de segunda (26/02) a quarta-feira (28/02) em Genebra, na Suíça, a delegação brasileira durante a 55ª sessão do Conselho de Direitos Humanos das Organizações das Nações Unidas (ONU). O titular do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) discursará na abertura da solenidade oficial às 12h do horário local, às 8h no horário de Brasília, com transmissão ao vivo pelos canais da ONU.

Durante três dias, a delegação brasileira participará de uma série de eventos, encontros bilaterais com autoridades internacionais e coletiva de imprensa, marcada para quarta-feira (28/02). Este é o primeiro ano em que o Brasil volta assumir assento no Conselho de Direitos Humanos da ONU, com mandato fixo para o período 2024-2026.

Ainda na segunda, a comitiva participará do evento “Situação dos Direitos Humanos nos Territórios Palestinianos Ocupados”, às 15h30, no horário local (11h30 no Brasil) No mesmo dia, Brasil terá encontros bilaterais a ministra da Justiça e Assuntos Constitucionais e Religiosos de Moçambique, Helena Mateus Kida; com a ministra das Relações Exteriores e Cooperação da África do Sul, Grace Naledi Pandor; e com o vice-ministro de Relações Exteriores da Noruega, Andreas Kravik.

Já na terça-feira (27), Silvio Almeida participará de reunião com o Alto Comissário das Nações Unidas para Direitos Humanos, Volker Türk, seguida de agendas bilaterais com representantes do governo de Angola e da Coreia. Para o mesmo dia, estão previstos encontros com o presidente do Conselho de Direitos Humanos, embaixador Omar Zniber; e com o secretário-executivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, Zacarias Albano da Costa. Às 18h15 (14h15 no horário do Brasil), o governo brasileiro participará do workshop “Infraestruturas Digitais e o Futuro da Democracia”, no Instituto de Pós-Graduação de Genebra. O horário de Brasília está quatro horas do de Genebra.

No último dia de agenda, quarta-feira (28), na Missão Permanente do Brasil, a expectativa é de que a comitiva do governo brasileiro tenha reunião bilateral com o representante do Equador, embaixador Cristian Espinosa, às 10h (6h no horário do Brasil), seguida de encontro com organizações não governamentais, às 16h (12h no horário do Brasil).

Coletiva de imprensa 

Fechando a participação em Genebra, o governo brasileiro concederá coletiva à imprensa com a presença do ministro Silvio Almeida, às 17h (13h no horário do Brasil), com transmissão ao vivo pelo canal no YouTube do MDHC. Outras informações serão divulgadas oportunamente.

Composição 

Além do ministro, compõem a delegação brasileira os assessores especiais para Assuntos Internacionais, Clara Solon; e de Comunicação Social, Ruy Conde. Este é o sexto mandato fixo do Brasil no Conselho de Direitos Humanos da ONU, durante o período 2024-2026.

Confira a íntegra da programação da delegação brasileira na ONU, em Genebra, na Suíça 

Serviço 

Segmento de Alto Nível da 55ª sessão do Conselho de Direitos Humanos, em GenebraData: 26 a 28 de fevereiro de 2024

Local: Sala XX, Palácio das Nações – Genebra, Suíça
Horário: Segunda-feira (26), a partir das 12h, horário local (08h no Brasil). Terça-feira (27) a partir das 10 horas (06h no Brasil) e quarta-feira (28) a partir das 10 horas (06h no Brasil).
Transmissão: https://webtv.un.org/en/asset/k13/k13qmtnrdh3

Por: Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania

COMPARTILHAR

Related posts

Política de cultura exportadora quer ampliar comércio exterior

Redação

MST questiona governador de SP sobre prisão para quem ocupar terra

Redação

Espetáculo, assim foi a abertura do Campeonato Eirunepeense de Futsal 2023, no novo ginásio Gilberto Mestrinho

Redação

Deixe um comentário