Mundo Principais Notícias

Como uma vacina de 100 anos para tuberculose poderia ajudar contra COVID-19

Enquanto pesquisadores lutam para encontrar novos medicamentos para a COVID-19, uma vacina que existe há mais de um século tem chamado a atenção dos pesquisadores. A vacina Bacillus Calmette-Guerin (BCG), que inicialmente foi desenvolvida contra a tuberculose, tem sido estudada em clínicas em todo o mundo como uma forma de combater o novo coronavírus. 

A tuberculose e a COVID-19 são duas doenças muito diferentes – tuberculose é causada por um tipo de bactéria, enquanto a COVID-19 é causada por um vírus. Mas a vacina BCG talvez ajude as pessoas a criarem imunidade para outras doenças além da tuberculose, causando “efeitos fora do alvo”, de acordo com a médica Denise Faustman, diretora de imunobiologia do Hospital Geral de Massachusetts e professora associada de medicina na Escola de Medicina de Harvard. 

“Em outras palavras, no formato de ensaio clínico, as pessoas começaram a obter sinais positivos ao receber a vacina, que não tinha nada a ver com a tuberculose”, afirmou. Faustman vem estudando há muitos anos como a vacina BCG afeta pessoas com diabetes tipo-1. Ela está interessada em saber como estes “efeitos fora do alvo” alteram o sistema imunológico de maneiras benéficas para pessoas com doenças autoimunes. 

Embora o mecanismo exato para esses efeitos fora do alvo da vacina BCG não seja claro, acredita-se que a vacina possa causar um aumento inespecífico da resposta imune.

Atualmente, não há vacina ou tratamento aprovado pela Food and Drug Administration dos EUA para o novo coronavírus. Enquanto espera que a vacina BCG se mostre eficaz contra a COVID-19 –como acontece com qualquer um dos tratamentos e vacinas em desenvolvimento–, o médico William Schaffner, especialista em doenças infecciosas da Escola de Medicina da Universidade Vanderbilt, admite que este conceito não é muito convencional. 
 
“Acho que a vacina BCG é um pouco equivalente ao passe de futebol americano Hail Mary”, disse Schaffner. “É um conceito tão fora da caixa que gostaria de ser otimista, mas teremos que esperar e ver.”

Vários países ao redor do mundo estão iniciando ensaios clínicos em humanos para avaliar a eficácia da vacina BCG, como a Austrália e a Holanda.

Faustman e seus colegas estão se preparando para os testes em Boston, que atualmente estão em processo de revisão em várias etapas. Depois de aprovados, ela e os membros de sua equipe esperam inscrever cerca de 4.000 profissionais de saúde no julgamento.

A vacina está disponível há mais de 100 anos e provou ser relativamente segura, disse Faustman.

“A BCG é anunciada pela Organização Mundial da Saúde como a vacina mais segura já desenvolvida no mundo”, disse ela. “Mais de 3 bilhões de pessoas já a utilizaram.”

Embora vários países, incluindo os Estados Unidos, não administrem regularmente a vacina BCG, ela ainda é muito utilizada em países em desenvolvimento.

Os pesquisadores tentaram verificar se esses países com administração regular da vacina BCG apresentam taxas mais baixas de mortalidade relacionada à COVID-19. Um estudo realizado por pesquisadores de Nova York encontrou uma associação entre as políticas universais de vacinação contra BCG nos países e redução da mortalidade para COVID-19. O estudo não foi revisado ou publicado em revistas científicas. 

Mas por que a China teve alta mortalidade com COVID-19, apesar de uma política universal de BCG desde os anos 50? O estudo mostra que a China teve uma política enfraquecida durante a Revolução Cultural nas décadas de 1960 e 1970, que poderia ter criado “um conjunto de potenciais hospedeiros que poderiam ter afetado e espalhado a COVID-19”.

Além disso, a China não teve um aumento tão acentuado em sua curva em comparação com outros países sem políticas universais, como Itália, Espanha e EUA, disse Faustman. Ela também acrescentou que diferentes cepas da vacina BCG podem ter diferentes taxas de eficácia.

Uma das principais limitações do estudo é que ele compara dados de diferentes países, que possuem cronogramas diferentes para COVID-19 e diferentes habilidades para testar.

“Foi uma comparação de 30.000 pés da ocorrência de infecções por Covid-19 em países que usavam intensamente a vacina BCG e aqueles que não usavam”, disse Schaffner. “Não devemos tirar conclusões disso, pois os países são muito diferentes. E, portanto, podem haver muitas outras razões que determinam com que frequência o coronavírus ocorreu nesses países”, afirmou.

“O estudo fornece mais incentivo para investigações mais específicas, como os testes clínicos que serão realizados”, completou.

Publicado por CNN BRASIL

COMPARTILHAR

Related posts

AM e estados do Norte estão quase um mês sem asfalto

Redação

Desenvolve Amazônia vai aliar potencial econômico da região com preservação do meio ambiente

Redação

Lideranças extrativistas de todos biomas brasileiros se reúnem em Brasília

Redação

Deixe um comentário