BrasilEntretenimentoPrincipais Notícias

Cineasta Zeca Brito representa o Brasil em evento na Colômbia

Realizador participa do 65º Festival Internacional de Cinema de Cartagena das Índias que este ano homenageia o cinema brasileiro​

O cineasta gaúcho Zeca Brito participa, nesta semana, como convidado especial do 65º Festival Internacional de Cinema de Cartagena das Índias, o mais antigo da América Latina. O realizador integra a programação do evento em diversas atividades que, nesta edição, tem o Brasil como país homenageado.

No dia 15 de abril, acontece a exibição, seguida de debate, do longa “Arte da Diplomacia”, dirigido por Zeca Brito e produzido pela gaúcha Letícia Friedrich, que também integra a comitiva brasileira. A sessão faz parte de uma programação especial promovida pelo Ministério das Relações Exteriores do Brasil e pelo Instituto Guimarães Rosa, com o objetivo de debater as relações e o intercâmbio por meio da cultura brasileira.

Além da exibição do filme, Zeca Brito representa o município de Bagé – onde atua como secretário municipal de Cultura – e o bioma Pampa em atividades que reúnem e apresentam diversas regiões brasileiras, por meio de debates entre artistas e gestores.

​O diretor de ‘Legalidade’ Zeca Brito com a atriz Cléo Pires Foto: Edison Vara / Divulgação/Agência Pressphoto

Na atividade “Rio, um destino de cinema”, será apresentado o potencial cinematográfico do estado do Rio de Janeiro. Já na mesa “Cinema Pan-Amazônico”, serão abordados os mercados e festivais mais atuantes da Amazônia. Ambas as atividades contarão com mediação do realizador gaúcho.

Zeca também participa na quinta (16) do painel “Ibero-América em Cena”, realizado dentro do Encontro Ibero-americano de Comissões Fílmicas, onde o destino Bioma Pampa será apresentado em seu potencial cinematográfico.

“O Brasil é um país de proporções continentais, unido por sua língua e sua cultura”, destaca Zeca Brito. “Vamos apresentar a diversidade do país, suas regiões e sua vocação cinematográfica, do Pampa à Amazônia”, complementa.

Ainda em agenda oficial, o secretário de Cultura de Bagé participa do Encontro de Festivais de Cinema na Casa Brasil, onde representa o Festival Internacional de Cinema da Fronteira, acompanhado da curadora Marizele Garcia e do diretor artístico Alessandro Engroff. A diretora da Gramadotur, Rosa Helena Wolk, e Ralf Cardoso, diretor do Gramado Film Market, também participam das atividades, representando o Festival de Cinema de Gramado.

Bagé e Gramado são os únicos municípios gaúchos que integram a comitiva brasileira no evento, que acontece até o dia 19 de abril, em Cartagena das Índias, na Colômbia.

Sobre Zeca Brito

Zeca Brito é cineasta. Mestre em Artes Visuais pela UFRGS, com ênfase em História, Teoria e Crítica. Graduado em Realização Audiovisual pela Unisinos e em Poéticas Visuais pela UFRGS. Dirigiu, roteirizou e produziu curtas e longas-metragens exibidos no Brasil e no exterior, como “Legalidade”, “Hamlet” e “Arte da Diplomacia”. Foi diretor do IECINE, o Instituto Estadual de Cinema do Rio Grande do Sul, entre 2019 e 2022. Idealizador e programador do Festival Internacional de Cinema da Fronteira, evento anual na fronteira Brasil-Uruguai, e do Noronha2B Film Commission Forum, em Fernando de Noronha. Atualmente, é Secretário Municipal de Cultura de Bagé, no Rio Grande do Sul, Brasil.– 

Por: Isidoro B. Guggiana – Assessoria de Imprensa

COMPARTILHAR
PUBLICIDADE FIM DOS POSTS

Related posts

PF combate desmatamento para criação de gado na floresta amazônica

Redação

Servidora do Parque de Abrolhos ganha prêmio ambiental internacional

Redação

Felipe & Rodrigo lançam “Banquinho”

Redação

Deixe um comentário